Cohapar realiza reunião com beneficiários da habitação rural

A Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou durante a última semana uma reunião técnica com as nove famílias beneficiárias do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. O encontro com os benificiários foi realizado nas dependências da Câmara Municipal, e contou com a presença do prefeito Dornelis José Chiodelli, do vice-prefeito Otávio Henrique Grendene Bono (Vico), vereadores e servidores públicos. O objetivo da reunião foi centrado na ordem de início de obra.

Durante o encontro, Ricardo Cardilim, engenheiro civil, que estava acompanhado da assistente social, Maria Nazaré Reis, ambos da Cohapar, Regional de Paranavaí, e de Alexandre Capel Carvalho, responsável pela Emater, também expuseram as dificuldades enfrentadas durante a execução das obras, bem como, esclareceu os direitos, deveres e responsabilidade dos beneficiários.

O projeto será acompanhado pela CAO (Comissão de Acompanhamento de Obras), bem como pela responsável técnica Beatriz Heidemann Ricken e engenheiro Civil Ricardo Cardilim que encaminharão sempre que solicitadas informações referentes à evolução do empreendimento. Conforme previsto em contratos firmados entre a entidade organizadora – Cohapar e o município de Nova Londrina, será desenvolvido um trabalho social pela coordenadora, Albertina José da Rosa, envolvendo as famílias  dos nove beneficiários do projeto.

No Paraná, o Programa Nacional de Habitação Rural é executado pelo governo do Estado, mediante parceria entre a Cohapar, Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento), Emater, prefeituras municipais, Copel e Sanepar desenvolvendo de forma conjugada as ações vinculadas ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

A Cohapar se constitui na entidade organizadora e gestora do programa no âmbito estadual. A Seab e a Emater exercem papel de operacionalização do programa, em todos os níveis. Participam, ainda, como parceiros na execução do programa, a Cooperhaf, a Cresol, a Fetaep e seus Sindicatos Rurais e a Crehnor, na condição de entidades organizadoras e responsáveis pela contratação dos projetos junto aos agentes financeiros.

Os recursos são oriundos do Ministério das Cidades e os gestores operacionais e financeiros do PNHR são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, instituições responsáveis pelo repasse dos recursos e a contratação das moradias rurais.
O acompanhamento das obras em andamento também faz parte do trabalho realizado pela Cohapar. A próxima reunião com visita às propriedades será realizada em breve.

Por valorizar cada vez mais o homem do campo que trabalha de sol a sol, oportunizando moradia digna para viver com a sua família, a administração municipal agradece à Cohapar, ao José Maria Boni, gerente regional, ao Jefferson Augusto Ribeiro, subgerente regional, e a todos da equipe técnica da Cohapar em Paranavaí, pela dedicação, empenho e trabalho disponibilizados para o município. (RP)