Colégio Estadual de Paranavaí recebe R$ 100 mil para investir em reformas

Até o início do ano letivo de 2018, em fevereiro, as obras de recuperação do Colégio Estadual de Paranavaí deverão ser concluídas. A reforma será viabilizada com recursos do programa Escola 1000, do Governo do Paraná, e o contrato para a execução dos serviços foi assinado na manhã de ontem.
Serão investidos R$ 100 mil. O gerente da Paraná Edificações (Pred) em Paranavaí, Michael Heckmann, informou onde a verba será aplicada: restauração do telhado, do pátio, das salas de aulas, do calçamento externo e da laje. O dinheiro também será utilizado para cercar parcialmente a quadra esportiva, com muro e alambrado.
A diretora do Colégio Estadual de Paranavaí, Elaine Nakadonari, disse que a reforma proporcionará crescimento para a comunidade escolar. “A verba vai dar um respaldo bem grande. Não é tudo de que precisamos, mas, aos poucos, vamos alcançando”. Ela aproveitou a oportunidade para pleitear a reforma do estacionamento.
O prazo para a conclusão das obras é de 90 dias, contados a partir de 11 de dezembro, quando terão início efetivamente. Enquanto isso, outras escolas da região já estão com as reformas em andamento ou concluídas. Ao todo, 27 estabelecimentos de ensino do Noroeste do Paraná foram contemplados pelo programa Escola 1000.
De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, Pedro Baraldi, trata-se de uma ação transparente do Governo do Estado, já que o dinheiro é depositado na conta bancária da própria escola, sendo de responsabilidade da equipe administrativa. Sempre com fiscalização do NRE e da própria comunidade.
Representando o deputado estadual Tião Medeiros, Fábio de Souza relembrou que inicialmente 15 escolas da região seriam beneficiadas. Com a intervenção do parlamentar, o número quase dobrou. Ele também afirmou que Medeiros já está buscando maneiras de conseguir o dinheiro para a reforma do estacionamento do Colégio Estadual de Paranavaí.
Até agora já foram concluídas as obras nos seguintes locais: Escola Estadual Curitiba, em Paranavaí; Colégio Estadual Lysimaco da Costa, em Paranapoema; Colégio Estadual São Carlos do Ivaí, em São Carlos do Ivaí; e Colégio Estadual Marques de Herval, em Uniflor.
Estão em fase de conclusão: Colégio Estadual Olavo Bilac, em Amaporã; Colégio Estadual Pedro de Souza, em Mirador; Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo) e Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas, em Paranavaí; Colégio Estadual Santa Inês, em Santa Inês; e Colégio Estadual Dr. Duilio Beltrão, em Tamboara.