Colégio Paroquial contesta análise dos números publicada em matéria

O Diário do Noroeste publicou ontem, na página 5, matéria com o título “Colégio Objetivo lidera na média dos 30 melhores alunos de cada escola”, que traz uma análise dos números do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio 2015), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
A direção do Colégio Paroquial vê erros na análise, conforme afirmou seu diretor geral, Emerson Avelar Garcia, que esteve ontem no Diário do Noroeste, acompanhado de Mariza Bateloqui, diretora pedagógica do Paroquial.
De acordo com Garcia, o Paroquial participou do Enem com 41 alunos e, se levado em conta o desempenho dos 30 melhores alunos, teria 75% de participação, contra 37% da outra escola, portanto, a análise não reflete a realidade. “Houve uma interpretação errônea (dos dados)” disse Emerson Garcia.
O Diário do Noroeste levou em conta números informados pelo Colégio Objetivo para compor a matéria.
Apontando ainda erros nas médias citadas na matéria, o diretor do Colégio Paroquial apresentou um gráfico, indicando seu colégio em primeiro lugar (veja números) na média objetiva, com 582,91, contra 545,79 do 2º colocado; 543,92 do 3º; e 534,02 do 4º colocado.
FORMATO – O Enem criou critérios próprios de avaliação, um pouco diferente do ensino regular. Para chegar ao resultado, apura o desempenho em quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias.