Colorado passa a abrigar companhia independente da PM

A região Noroeste do Paraná conta com mais uma unidade da Polícia Militar para atender a comunidade local. A governadora Cida Borghetti instalou, ontem, a 9ª Companhia Independente da PM, com sede na cidade de Colorado. A estrutura vai atender 13 municípios da região.
“A companhia terá autonomia plena para realizar seu trabalho preventivo e ostensivo. O Governo do Estado está dando condições para que esses homens e mulheres desempenhem cada vez melhor o seu trabalho”, disse a governadora.
Cida fez um balanço dos principais avanços na área de segurança pública ao longo dos oito meses de governo. “O Governo do Estado se tornou proativo para atender de forma integral a segurança pública”, afirmou. Ela ressaltou ainda a aquisição de coletes balísticos que serão entregues no próximo mês.
A criação da Companhia Independente é um anseio da comunidade do Noroeste. Até então Colorado sediava a 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM (sede Maringá) e agora como Companhia Independente passa a ter sede efetivos próprios.
Por hora, o efetivo é de 90 policiais, mas já há estudo para aumentar o efetivo militar, garantiu a comandante geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha. “O efetivo será ampliado gradativamente, assim como os recursos próprios”, disse.
COLORADO – A unidade atenderá os municípios de Colorado, Itaguajé, Santa Inês, Santo Inácio, Santa Fé, Lobato, Nossa Senhora das Graças, Munhoz de Mello, Ângulo, Flórida, Astorga, Iguaraçu e Pitangueiras. Com isso, o 4º Batalhão terá uma readequação de área de atuação para reforçar as ações de segurança pública e passa a atender as cidades de Maringá, Itambé, Marialva, Floresta, Mandaguari, Paiçandu, Doutor Camargo, Ivatuba, Mandaguaçu, Ourizona, São Jorge do Ivaí e Sarandi.
O prefeito de Colorado, Marcos José de Mello, afirmou que a companhia vai mudar o conceito de segurança pública na cidade. Segurando ele, como o município está na divisa com Mato Grosso do Sul e São Paulo muitos problemas de segurança dos estados vizinhos, principalmente de São Paulo, acabam atingindo a cidade.
“Estamos presenciando a transformação da realidade de Colorado e região. A companhia terá mais presença em nossa região e principalmente em Colorado, que sofre com as consequências do entorno dos presídios do estado vizinho”, disse.