COLUNA DO M.C.C.

Na próxima quinta-feira haverá A Hora Apostólica, na Capela do Cosdipa, às 20h, em intenção do 89º Cursilho Feminino da Diocese de Paranavaí.
De 20 a 22 de maio, acontece a Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade. Será na cidade de Campo Mourão, e o Grupo Executivo Diocesano, de Paranavaí, se fará presente com 12 membros, buscando o conhecimento para melhor viver a caminhada cristã.
No dia 21/05 haverá confraternização com distribuição de prêmios para os participantes. Será na chácara Recanto Coração de Maria, e os convites estão à disposição com os coordenadores paroquiais do MCC.

Para refletir:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia
47E no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso.
49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os.
51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu.
52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria.
53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.
Lc 24,46-53

Shalommmm…

COLUNA DO M.C.C.

*Neste final de semana está acontecendo o 92º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. O encerramento será neste domingo, às 18h, no Cosdipa.
*Na próxima quinta-feira, em função do feriado nacional (Dia de Tiradentes, 21 de abril), não haverá atividade da Escola de Fé e Vivência do MCC.
Vem aí a grandiosa Ultreya do Setor de Nova Londrina. Será dia 23/04 com início às 19h, com a celebração da Santa Eucaristia, e em seguida a recepção no Salão do Centro Catequético da Paróquia São Pio X.

Cursilhos pelo mundo:
01 na Argentina, 01 na Austrália, 02 no Canadá, 01 na Colômbia, 01 na Coreia do Sul, 01 no Equador, 03 na Espanha, 01 na Hungria, 07 na Itália, 01 na Jamaica, 12 no México, 02 no Peru, 06 em Portugal, 02 em Porto Rico, 01 na Rep. Dominicana, 01 no Uruguai, 24 nos Estados Unidos, 08 na Venezuela e 16 no Brasil, com destaque para o Cursilho 166 feminino de Apucarana, Cursilho 70 feminino de Curitiba, Cursilho 171 Masculino em Maringá e 92º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. Por todos esses encontros estaremos em orações.

Para refletir:

Naquele tempo, disse Jesus:
27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
30Eu e o Pai somos um”.
Jo 10,27-30

Shalommm…

Coluna do M.C.C.

Para Refletir:

Naquele tempo,1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim:
2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite.
4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus.
5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes.
7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros.
9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão.
10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.
12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.
14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”
Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”.
17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”
Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.
18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.
19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
Jo 21,1-19

Shalonnn.

Coluna do M.C.C.

DOMINGO DE RAMOS
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, cuja liturgia celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho (o símbolo da humildade), que é aclamado pelo povo simples.
As pessoas O aplaudiam como “Aquele que vem em nome do Senhor”; esse mesmo povo que O viu ressuscitar Lázaro de Betânia poucos dias antes, estava maravilhado, e tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas.
Porém, pareciam ter se enganado no tipo de Messias que o Senhor era. Pensavam que fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Davi e Salomão.
Para deixar claro a esse povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, Cristo entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena, pois ELE não é um Rei deste mundo!
Dessa forma, o Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de “Hosana” com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Hosana quer dizer “salva-nos!”.
Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que ela é desvalorizada e espezinhada.
Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Santa Missa [do Domingo de Ramos], lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente. Mostra-nos que a nossa pátria não é neste mundo, mas na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda pela casa do Pai.
A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora Lhe vira as costas e muitos pedem a Sua morte. Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse dia [Domingo de Ramos]!
O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. Que ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado.
A muitos o Senhor decepcionou; pensavam que Ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel; mas Ele vem montado em um jumentinho frágil e pobre. “Que Messias é este? Que libertador é este? É um farsante! É um enganador, merece a cruz por nos ter iludido”, pensaram. Talvez Judas tenha sido o grande decepcionado.
O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja, e consequentemente a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei sagrada de Deus que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um cristianismo “light”, adaptado aos seus gostos e interesses e segundo as suas conveniências. Impera como disse Bento XVI, a ditadura do relativismo.

Prof. Felipe Aquino
Shalommmm.

Coluna do M.C.C.

*Na próxima-quinta-feira, na Escola de Fé e Vivência do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), teremos um aprofundamento sobre ORAÇÃO.
*Vem aí a 1ª ULTREYA de 2016. Será na cidade de Tamboara, dia 2 de abril, com início às 19h30, no Salão Paroquial.
*O Grupo Executivo Diocesano (GED) comunica que as inscrições para o Cursilho Masculino já estão abertas.
*Cursilhos no Paraná: Cursilho Feminino 52 na Diocese de Apucarana; Cursilho Feminino 24 de Francisco Beltrão e Cursilho Feminino 24 na Cidade de Pato Branco. Por todos os encontros pedimos constantes orações.

Para refletir:
Naquele tempo,1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu”? 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou”? 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.
Jo 8,1-11

Shalommm.

Coluna do M.C.C.

Na última quinta-feira tivemos uma grande recepção aos novos jovens cursilhistas, que fizeram o 22º Cursilho Misto para Jovens da Diocese de Paranavaí.
Foi um momento de muita alegria e entusiasmo, onde os jovens relataram a esperança de mudança em suas atitudes e ações no seguimento de Jesus Cristo.
Na próxima quinta-feira teremos a Escola de Fé e Vivência do MCC, às 20h, no Cosdipa. O tema será MOTIVAÇÃO, apresentado pelo nosso irmão Bilotti.
Vem aí o Cursilho Masculino. Será de 15 a 17 de abril, e as fichas de inscrições estão sendo distribuídas pelos coordenadores paroquiais do MCC – Movimento de Cursilhos de Cristandade.

Cursilhos pelo mundo:
05 no Canadá; 01 no Equador; 01 em El Salvador; 06 na Espanha; 01 na Irlanda; 04 na Itália; 07 no México; 01 no Panamá; 01 em Portugal; 01 em Porto Rico; 04 na Rep. Dominicana; 27 nos Estados Unidos; 06 na Venezuela; e 06 no Brasil, sendo: Cursilho 52 feminino em Apucarana; Cursilho 24 masculino em Francisco Beltrão; Cursilho 24 masculino em Pato Branco.
Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.

QUARESMA – Tempo de Conversão.
Para refletir:

Anúncio do Evangelho (Lc 15,1-3.11-32)
Naquele tempo, 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11”Um homem tinha dois filhos”. 12O filho mais novo disse ao pai: “Pai, dá-me a parte da herança que me cabe”. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17Então caiu em si e disse: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome”. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: “Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados”. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: “Pai, pequei contra Deus e contra ti.
Já não mereço ser chamado teu filho”. 22Mas o pai disse aos empregados: “Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado”. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: “É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde”. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: “Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado”. 31Então o pai lhe disse: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”.

Shalommmm.

Coluna do M.C.C.

Na última quarta-feira (16), o Movimento de Cursilhos de Cristandade visitou o Escritório Utrila de Contabilidade, onde foi muito bem recebido pela direção e pela equipe.
Foi feito um momento de oração e agradecimento pelo ano de trabalho e muitas bênçãos recebidas no transcorrer de 2015. O MCC continuará sempre levando o seu carisma “transformar os ambientes através do Evangelho”.

Para refletir:

Somos convidados a ser LUZ
uitos assumem, no tempo natalino, a síndrome do Papai Noel. Do dia para a noite, fazem um processo de conversão relâmpago. Abraçam a todos e distribuem presentes. Mas, terminado o Natal, voltam a praticar os mesmos atos de maldade. Tais pessoas não se converteram de fato; têm apenas um impulso emocional para desencargo de consciência.
Jesus Cristo nos ensinou que não existe dia específico para a prática do bem e do amor. Todo dia é dia de amar. O irmão necessitado não sente fome somente no tempo do Natal, mas também todos os outros meses do ano.
Qual o melhor presente?
Não adianta você dar o melhor presente para seus pais, se você passa os outros onze meses do ano ausente da vida deles. O melhor presente a ser ofertado é a mudança de suas atitudes e a conversão permanente do seu coração. Gestos de amor brilham na eternidade.
Neste tempo em que nos preparamos para celebrar o nascimento do Senhor, somos convidados a ser luz. A cada semana, vamos nos aproximando da Luz Maior, que é o próprio Jesus Cristo. Em meio a tantas situações de trevas, devemos levar a luz da paz, do amor, da misericórdia, da solidariedade e da esperança para as pessoas. Brilhe para que muitos se aqueçam com o seu testemunho e façam o retorno ao coração amoroso do Pai.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade deseja a todos um Santo e Abençoado NATAL…

Shaloooommm.

Coluna do M.C.C.

Neste final de semana está acontecendo a Assembleia Diocesana do MCC – Movimento de Cursilhos de Cristandade. Este encontro está sendo realizado no Cosdipa e conta com a participação de toda a Diocese de Paranavaí.
Na próxima quinta-feira haverá a Celebração Eucarística na Capela do Cosdipa, às 20h e marcará o encerramento das atividades da Escola de Fé e Vivência do MCC no ano de 2015.
Todos estão convidados.
Para refletir:
Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada.
43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Mc 12,38-44

Coluna do M.C.C.

Na próxima quinta-feira teremos em nossa Escola de Fé e Vivência, os irmãos Lourival e Chico, apresentando o tema: sociedade e família. Todos estão convidados.
 No próximo dia 8/11 (domingo) irá acontecer a assembleia diocesana do MCC. A partir das 8h30. Faremos a análise do ano de 2015, como também o planejamento para 2016.
 Cursilhos pelo mundo:
 Sendo eles, 3 na Argentina, 3 no Canadá, 3 na Colombia, 1 na Espanha, 1 na França, 1 na Itália, 8 no México, 2 em Portugal, 1 na República Dominicana, 2 no Uruguay, 20 nos Estados Unidos, 5 na Venezuela e 1 no Brasil, o 1º Cursilho Feminino em Caravelas-BA.
 Por todos estes encontros estaremos em constantes orações.
 Para Refletir:
 Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
 
Shalon

Coluna do M.C.C.

No último domingo (16/08), teve o encerramento da Semana Nacional da Família, onde o Movimento de Cursilhos de Cristandade se fez presente efetivamente, organizando e levando em frente seu carisma de Evangelização de Ambientes, onde o primeiro ambiente é a família.
Na próxima quinta-feira, haverá Hora Apostólica na Escola de Fé e Vivência do MCC, em intenção do cursilho masculino. Será às 20h, na Capela do Cosdipa e, todos estão convidados.
Vem aí o 91º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. Acontecerá de 28 a 30 de agosto no Cosdipa, tendo como coordenadores os irmãos Donizete e Marlom que fazem parte do Grupo de Cursilhos Maria Mãe da Igreja.
Cursilhos pelo mundo: 09 na Argentina; 01 na Austrália; 01 na Bolivia;04 no Chile;01 na Coreia do Sul;01 na Costa Rica;01 no Equador;10 no México;01 no Peru;03 em Portugal;01 em Porto Rico;01 na República Dominicana;03 no Uruguai;10 nos Estados Unidos; 05 na Venezuela e 11 no Brasil, sendo:106 Cursilho Masculino de Aparecida-SP; 164 Cursilho Feminino de Apucarana; 151 Cursilho Masculino de Caxias do Sul; 74 Cursilho Feminino de Divinópolis; 46 Cursilho Masculino de Erechim-RS; 474 Cursilho masculino de Florianópolis; 78 Cursilho Masculino de Jales-SP; 146 Cursilho Masculino de Jataí-GO; 23 Cursilho Masculino de Rondonópolis; 25 Cursilho Feminino de Santa Maria-RS e o Cursilho 53 Masculino de Vacaria-RS. Por todos esses encontros estaremos em orações.

Para refletir:
Primeira Leitura (Js 24,1-2a.17-17.18b)
Leitura do Livro de Josué:
Naqueles dias, 1Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus.
2aEntão Josué falou a todo o povo:
15“Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.
16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos, por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18bPortanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Shalonnn…

Coluna do M.C.C.

Neste domingo (16/8), está acontecendo a 3ª Ultreya Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). A cidade de Apucarana é a anfitriã deste grande evento, que conta com a participação das oito dioceses que integram o Regional Sul Paraná 2.
O GED de Paranavaí se fará presente com vários irmãos, que juntos celebrarão mais esse encontro festivo.
Na próxima quinta-feira teremos mais uma aula na Escola de Fé e Vivência do MCC. Todos estão convidados.
Vem aí o 91º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. Será de 28 a 30 de agosto, no Cosdipa. As fichas de inscrições estão em poder dos coordenadores paroquiais.
Está acontecendo o encerramento da Semana da Família, com um grande evento na Praça dos Pioneiros. A abertura será as 13h com a Banda de jovens Decolores do Movimento de Cursilhos de Cristandade. Em seguida teremos a gincana com a participação das paróquias, e a Tarde do Reencontro dos jovens decolores com muita música e animação.
O evento terá o seu término às 17h, com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Jeremias.

Palavras do Papa Francisco em relação às famílias
Muitas vezes, ao adormecerem os filhos recém-nascidos, a mãe e o pai entregam-nos a Deus, para que vele por eles; e, quando se tornam um pouco maiores, põem-se a recitar juntamente com eles orações simples, recordando carinhosamente outras pessoas: os avós, outros parentes, os doentes e atribulados, todos aqueles que mais precisam da ajuda de Deus”.
“A maioria de nós aprendeu, em família, a dimensão religiosa da comunicação, que, no cristianismo, é toda impregnada de amor, o amor de Deus que se dá a nós e que nós oferecemos aos outros”, acrescenta Francisco.
A mensagem desafia e incentiva as famílias cristãs a não ficarem fechadas em si próprias, mas a “sair, ir ter com o outro”. “As famílias que assim procedem podem comunicar a sua mensagem de vida e comunhão, podem dar conforto e esperança às famílias mais feridas, e fazer crescer a própria Igreja, que é uma família de famílias”.

Shalonnnn …
Movimento de Cursilhos de Cristadande – evangelizando Ambientes.
Lembrem-se: o primeiro ambiente é a FAMILIA.

Coluna do M.C.C.

Nesta quinta-feira houve grande recepção aos novos jovens cursilhistas. Com presença marcante de 60 jovens de toda a Diocese de Paranavaí, vimos a transformação que só Jesus Cristo pode fazer na vida do ser humano.
Na próxima quinta-feira haverá aula na Escola de Fé e Vivência do MCC. Será a partir das 20h, no Cosdipa.
No dia 16/08 teremos a grandiosa Ultreya Regional do MCC. Apucarana estará recebendo os irmãos de todas as dioceses que compõem o Regional Sul 2 Paraná 2. Sairemos de Paranavaí às 7h, defronte ao Cosdipa. Confirmar presença com a secretária do GED – Grupo Executivo Diocesano – no fone 3045-1451, das 13 às 17h.

Para refletir:
Meu grande exemplo
Quem disse que por de trás daquela barba que nos arranha o rosto não tem um coração moleque querendo brincar?
Quem disse que por detrás daquela voz grossa não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou que aquelas mãos grandes não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou, que aqueles pés enormes, não deslizam suaves na calada da noite, para o sono do filho velar?
Quem é que achou que no fundo do peito largo e viril não tem um coração de pudim, quando o filho amado, com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou que aquele coroa, de cabelos brancos não sabe da vida para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo!
Feliz Dia dos Pais, meu pai.
Homenagem do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

Shalonn

Coluna do M.C.C.

Na próxima quinta-feira, teremos hora apostólica na capela do Cosdipa, às 20h, sob a responsabilidade do Grupo de Cursilhos São Marcos da Paróquia São Sebastião, em intenção do Cursilho 87 Feminino que será realizado no setor de Nova Londrina.

Cursilhos no Brasil
 
Apucarana 51 masculino; Aracaju feminino; Blumenau 8 feminino; Campo Mourão 94 masculino; Criciúma 6 feminino; Divinópolis 33 masculino; Itajuba 24; Jales 24; Jataí 17 feminino; Joinville 17 masculino; Nova Iguaçu 11 masculino; Piracicaba 35; Poços de Caldas 2; São João da Boa Vista 47; São José do Rio Preto 12; Umuarama 24; Uruguaiana 34 masculino; Valença; Vitória 69 feminino.
 
Para Refletir
 
(Mc 6,30-34)
 
Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
 
SHALON

Coluna do M.C.C.

Neste final de semana está acontecendo o 20º Cursilho Misto para Jovens da Diocese de Paranavaí. Este encontro conta com a presença de 40 jovens que fazem uma grande e importante experiência com Jesus Cristo. O Seminário Nossa Senhora da Consolação, de Nova Londrina está em festa por receber jovens entusiasmados que doravante testemunharão o Santo nome do Senhor.
Convidamos toda comunidade para a Celebração Eucarística, às 18h, na Paróquia São Pio X, marcando assim, o encerramento deste encontro.
Na próxima quinta-feira teremos a Hora Apostólica, na Capela do Cosdipa, às 20h, sob a responsabilidade dos Grupos de Cursilhos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, do Jardim São Jorge.
No próximo final de semana teremos a realização do 90º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. Será realizado no Setor de Nova Londrina.
Cursilhos no Brasil: 141 feminino de Cachoeiro do Itapemirim-ES; 51 Feminino de Apucarana; 69 Masculino de Curitiba; 472 Masculino de Florianópolis; 17 Feminino de Joinville; 11 Masculino de Pouso Alegre-MG e o 20º Cursilho Misto Para Jovens da Diocese de Paranavaí. Por todos esses encontros pedimos que fiquemos em constantes orações.
ara refletir:
Anúncio do Evangelho (Mc 6,7-13)
Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles”!
12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
 
Shalom.

Coluna do M.C.C.

Nesta quinta-feira tivemos em nossa escola de Fé e Vivência, a apresentação do filme Sobre a Vida de Santo Agostinho. Neste Filme podemos ver a força do poder de Deus sobre o ser humano.
 Na próxima quinta-feira teremos, às 20h, no Cosdipa, a Escola de Fé e Vivência do MCC. Todos estão convidados.
 Tivemos a Assembleia Regional Eletiva do MCC, onde foram eleitos para o triênio 2016-2019 os irmãos Vanderlei/Fátima e Deucy/Andréia.
 Anúncio do Evangelho (Mt 16,13-19)
 – O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós,
 
SHALON

Coluna do M.C.C.

Neste final de semana está acontecendo a grande Assembleia Regional Eletiva do MCC – Movimento de Cursilhos de Cristandade, na cidade de Maringá. Na oportunidade serão eleitos os novos coordenadores do GER – Grupo Executivo Regional -, que tem como candidatos os irmãos Vanderlei Lugli e Delcy Pinto Arruda.
O GED de Paranavaí se fará presente com sua coordenação e mais 15 membros, onde buscarão novos horizontes para o Movimento de Cursilhos de Cristandade.
Na próxima quinta-feira haverá aula na Escola de Fé e Vivência do MCC, às 20h, no Cosdipa.
Este encontro será coordenado pelo Padre Eraldo, da Catedral Maria Mãe da Igreja, e estará abordando o tema: A Vida de São Pedro. Todos estão convidados.
No dia 27/06 haverá uma grande Ultreia no Setor de Santa Isabel do Ivaí. Será na cidade de Santa Cruz de Monte Castelo. Vamos nos organizar para podermos participar deste encontro festivo com muito entusiasmo.
 
Anúncio do Evangelho (Mc 4,35-41)
 
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
 
35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem”!
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas”?
39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te”! O vento cessou e houve uma grande calmaria.40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé”?
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem”?

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
Shalonnnnn…

Coluna do M.C.C.

Na quinta-feira tivemos uma grande recepção às novas cursilhistas, que fizeram o 86º Cursilho Feminino da Diocese de Paranavaí. Desde já a coordenação da Escola de Fé e Vivência do MCC convida a todos para a aula de formação, no dia 18/06, às 20h, no Cosdipa.
De 19 a 21/06, grande Assembleia Regional Eletiva do Movimento de Cursilhos de Cristandade. Será na cidade de Maringá e contará com a presença das 8 dioceses que compõem o Regional Sul-2 Paraná-2. Temos como candidatos para a nova coordenação os irmãos Vanderlei Lugli e Delcy Pinto Arruda, que darão continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido pelo irmão Bilotti que esteve à frente do Regional no triênio 2013/2014/2015.
 
Para refletir: Mt 4,26-34
 
Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
 
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
Shalonnnnn..

Coluna do M.C.C.

Na próxima quinta-feira na escola de fé e vivência do MCC haverá uma grande recepção às novas cursilhistas que fizeram o 86º cursilho feminino da diocese de Paranavaí.
 Do dia 19 ao 21 de junho, acontecerá a assembleia regional eletiva do MCC. Será na cidade de Maringá, o GED de Paranavaí se fará presente com aproximadamente 15 membros.
 Cursilhos pelo mundo:
3 na Argentina; 1 na Austrália; 2 no Canadá; 2 no Chile; 5 na Colombia; 1 em El Salvador; 4 na Espanha; 1 na Irlanda; 4 no México; 1 no Peru; 2 em Portugal; 1 no Uruguai; 6 nos Estados Unidos; 6 na Venezuela e 5 no Brasil sendo eles: 90º Cursilho masculino em Ilhéus; 14º Cursilho masculino em Osório; 77º Cursilho feminino de Rio Grande; 136º Cursilho feminino em São José do Rio Preto e 115º Cursilho feminino de Umuarama.
LITURGIA DIÁRIA
Primeira Leitura (Gn 3,9-15)
Leitura do Livro do Gênesis:
Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9o Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Coluna do M.C.C.

Na próxima quinta-feira teremos a Hora Apostólica, em intenção ao Cursilho Feminino. Será às 20h, ficando responsável por esse momento o Grupo de Cursilhos São João Batista da Paróquia São Sebastião.
De 29 a 31 de maio será realizado o 86º Cursilho Feminino da Diocese de Paranavaí. Ainda restam algumas vagas em poder dos coordenadores paroquiais.
 Cursilhos pelo mundo
5 na Argentina; 1 na Bolívia; 1 no Chile; 1 na Espanha; 1 nas Filipinas; 1 na Itália; 2 no México; 1 no Peru; 1 em Porto Rico; 1 na Rep. Tcheca; 1 na Rep. Dominicana; 22 nos Estados Unidos; 4 na Venezuela e 12 no Brasil sendo eles: 132 Fem. de Campo Grande; 23 Fem. de Dourados; 30 Masc. em Itajubá; 135 Fem. de Jataí; 145 Masc. de Jataí; 85 Fem. de Nova Hamburgo; 93 Masc. de Pelotas; 173 Masc. de Porto Alegre; 77 Masc. em Santa Maria; 131 Fem. de São João da Boa Vista e 115 Masc. de Umuarama.
 Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua”!
 
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Coluna do M.C.C.

Em virtude da Novena de Pentecostes, na Catedral Maria Mãe da Igreja, foram suspensas as aulas da Escola de Fé e Vivência do MCC, para que todos possam participar deste momento forte que nos remete aos primeiros passos da Igreja.
Vem aí a grande confraternização do MCC, com sorteio de prêmios. Será dia 23/05. Pedimos que todos os coordenadores de grupos paroquiais estejam à disposição para o planejamento do evento.
Será realizado no Cosdipa, de 29 a 31 de maio, o Cursilho Feminino nº 86 da Diocese de Paranavaí. As fichas estão com os coordenadores paroquiais.
 
Cursilhos pelo mundo: 05 na Argentina; 01 na Bolívia; 03 no Canadá; 03 no Chile; 05 na Colômbia; 01 na Costa Rica; 01 em El Salvador; 04 na Espanha; 01 nas Filipinas; 02 no Gibraltar; 01 na Jamaica; 13 no México; 02 em Porto Rico; 01 na República Dominicana; 13 nos Estados Unidos; 04 na Venezuela e 10 no Brasil, com destaque para o Cursilho 94 feminino da Diocese de Campo Mourão. Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.

Neste Domingo a Igreja Celebra a ASCENSÃO DO SENHOR.
Leitura (At 1,1-11)
 
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5’João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel”?
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SHALONNNNNN……..

Coluna do M.C.C.

Na última terça-feira, teve reunião com os conselheiros do GED, onde foram discutidas e alinhadas as diretrizes do Movimento de Cursilhos de Cristandade na Diocese de Paranavaí. Algumas mudanças estão sendo implementadas para um melhor desempenho e performance do MCC, em forma de evangelização.
Na próxima quinta-feira haverá aula na Escola de Fé e Vivência do MCC, às 20h. Será apresentada pelo irmão Chico. Todos estão convidados.
Vem aí o 86º Cursilho Feminino da Diocese de Paranavaí, de 29 a 31 de maio, no Cosdipa. As inscrições já estão abertas com os coordenadores paroquiais.
Cursilhos pelo mundo: 01 na Alemanha; 04 na Argentina; 01 no Chile; 01 na Coreia do Sul; 02 na Espanha; 01 na Inglaterra; 04 na Itália; 01 no México; 02 nos Estados Unidos e 01 na Venezuela. Por todos esses encontros nossas orações e sacrifícios. Em virtude da comemoração do Dia das Mães, não temos encontros no Brasil para que todas as famílias possam estar unidas em torno das mamães.
 
O Movimento de Cursilhos de Cristandade, homenageia todas as mamães; PARABÉNS…
 
   Diálogo de uma criança com Deus – Um anjo da guarda chamado mãe
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
 
“Dizem-me que estarei sendo enviado a Terra amanhã…
Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso”?
E Deus disse: “Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.
Estará lhe esperando e tomará conta de você”.
Criança: “Mas diga-me, aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?”.
Deus: “Seu anjo cantará e sorrirá para você…
A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz”.

Criança: “Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?”.
Deus: “Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar”.
Criança: “E o que farei quando eu quiser Te falar?”.
Deus: “Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar”.
Criança: “Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?”.
Deus: “Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida”.

Criança: “Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais”.
Deus: “Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você”.
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
“Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo”.
E Deus respondeu: “O seu anjo se chamará… MÃE”!
 
SHALONNNNN…

Coluna do M.C.C.

Neste final de semana está acontecendo o 89º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. O encerramento será neste domingo, dia 19, às 18h, com a Celebração Eucarística no Cosdipa.
Na próxima quinta-feira haverá recepção aos novos cursilhistas. Será no Cosdipa às 20h.
 Cursilhos no Brasil: Cursilho 16 Masculino da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim-ES – Cursilho 163 Masculino na Diocese de Goiânia – Cursilho 17 Masculino de Jatai-GO – e Cursilho 166 Feminino da Diocese de Maringá. Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.
 Para refletir:
 Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco”!
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer”? 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
Lc 24,35-48

Coluna do M.C.C.

Neste final de semana está acontecendo Encontro de Formação para mensageiros na cidade de Apucarana, e conta com 25 participantes da Diocese de Paranavaí.
Está sendo realizado, no Cosdipa, o 19º Cursilho Misto para Jovens. O encerramento será neste domingo, às 18h, com a celebração da Santa Eucaristia.
 Cursilhos no Brasil: Destacamos o Cursilho 166 Masculino da Diocese de Maringá e o 19º Cursilho Misto para Jovens da Diocese de Paranavaí. Por todos os encontros estaremos em constantes orações.
 Evangelho
Conheça a história de São Zacarias
Primeira Leitura (Jr 31,31-34)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
31Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão, para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
33”Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, – diz o Senhor: – imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de escrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão o meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 50)
 – Criai em mim um coração que seja puro!
– Criai em mim um coração que seja puro!
 – Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/Lavai-me todo inteiro do pecado,/e apagai completamente a minha culpa!
– Criai em mim um coração que seja puro,/dai-me de novo um espírito decidido./Ó Senhor, não me afasteis de vossa face/nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
– Dai-me de novo a alegria de ser salvo/e confirmai-me com espírito generoso!/Ensinarei vosso caminho aos pecadores,/e para vós se voltarão os transviados.
Segunda Leitura (Hb 5,7-9)
Leitura da Carta aos Hebreus:
7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus.
8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Jo 12,20-33)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? “Pai, livra-me desta hora”? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome”!
Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo”!
29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.
30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.

– Palavra da Salvação.

Coluna do M.C.C.

Neste sábado estava programada a reunião do Regional Sul2-Parana2, na cidade de Apucarana, em preparação para o encontro de formação de mensageiros que acontecerá de 20 a 22 de março.
Na próxima terça-feira – 10/03 – teremos no Cosdipa, às 20h a primeira reunião do GED. Neste evento deverão se fazer presentes: Coordenadores de setores, coordenadores paroquiais e todos os membros do GED – Grupo Executivo Diocesano.
No dia 12/03 teremos aula na Escola de Fé e Vivência do MCC. Será às 20h, no Cosdipa, e será conduzida pelo irmão Maurício, da Catedral Maria Mãe da Igreja, abordando o tema: a Campanha da Fraternidade.
 Todos estão convidados.
  Cursilhos pelo mundo: 01 na Alemanha – 01 na Argentina – 04 no Canadá – 01 no Equador – 08 na Espanha – 06 na Itália – 09 no México – 04 em Portugal – 01 em Porto Rico – 01 no Panamá – 30 nos Estados Unidos – 07 na Venezuela e 04 no Brasil. Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.
 Para refletir:
Anúncio do Evangelho (Jo 2,13-25)
 – O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
– Glória a vós, Senhor.
 13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio”!
17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.
18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim”?
19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.
20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias”?
21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.
 
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

COLUNA DO MCC

Nesta quinta-feira (26/02) houve a abertura das aulas na Escola de Fé e Vivência do MCC. Este encontro foi coordenado pela equipe da Escola – Carlos Fogaça/Tarcila -, e foi apresentada pelo irmão Bilotti, abordando a caminhada do Cristão.
Na próxima quinta teremos como tema a Campanha da Fraternidade. Será conduzida pelo Bispo Diocesano D. Jeremias. Será às 20h, no Cosdipa, e todos estão convidados.
Dia 10/03 vai acontecer a primeira reunião da coordenação 2015/2016. Será no Cosdipa, às 20h, e contará com a presença dos representantes de setores, coordenadores paroquiais e membros do GED.
Cursilhos pelo mundo: 01 na Alemanha – 03 no Canadá – 02 na Espanha – 01 na Irlanda – 05 na Itália – 01 na Jamaica – 05 no México – 01 no Peru – 03 em Portugal – 16 nos Estados  Unidos – 06 na Venezuela – e  04 no Brasil , Sendo ; Cursilho 50 masculino em Apucarana – Cursilho 47 feminino de Ourinhos  – Cursilho 37 feminino de Piracicaba – Cursilho 43 masculino na Diocese de Oliveiras-MG . Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.

Anúncio do Evangelho (Mc 9,2-10)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.
5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.
10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
Shalon…

COLUNA DO MCC

No último domingo houve o encerramento dos Encontros dos DECOLORES do ano de 2014. Aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Carmo, do Jardim São Jorge e, contou com a presença de vários jovens e adultos, com muita animação com a Banda Decolores e um momento de espiritualidade com a irmã Lucia Copetti.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), através de sua coordenação, agradece a todos os irmãos pelo empenho e dedicação no ano que se finda, e roga a DEUS que não somente peregrinemos pelo Natal, mas, que o Natal continue repercutindo em cada um de nós e, que no ano que se aproxima, possamos semear a vida que desejamos colher.
 
FELIZ NATAL…

Para refletir:
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”!
29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
 
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
Lc 1,26-38

COLUNA DO MCC

Neste domingo (14/12), estará acontecendo, às 15h, o encerramento dos Reencontros dos DECOLORES. Será na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Jardim São Jorge, e contará com a animação da Banda Decolores.
 Todos estão convidados.
 Cursilhos pelo mundo: 02 na Espanha; 01 na Guatemala; 01 na Itália; 01 no México; 01 no Peru; e 01 nos Estados Unidos. Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.
Para refletir:
Anúncio do Evangelho (Jo 1,6-8.19-28)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
– Glória a vós, Senhor.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu”?
20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.
21Eles perguntaram: “Quem és então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És profeta?” Ele respondeu: “Não”.
22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” – conforme disse o profeta Isaías.
24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta”?
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.
28Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

COLUNA DO MCC

No próximo dia 14/12 teremos o encerramento dos reencontros dos DECOLORES. Será na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, do Jardim São Jorge, em Paranavaí, com início às 15h. Todos estão convidados.
Cursilhos pelo mundo: 02 na Argentina; 14 na Espanha; 09 nos Estados Unidos; 01 Porto Rico; 01 Peru; 01 na Hungria; 03 em Portugal; 01 Gibraltar; 02 na Itália; 01 na Guatemala; 02 no México; e 01 na Coreia do Sul.
Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.
Para refletir:
1 Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2 Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3 Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas’”!
4 Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5 Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
6 João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7 E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.
Mc 1,1-8

COLUNA DO MCC

No dia 09/11 tivemos a Assembleia Diocesana eletiva do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), onde foram eleitos os casais Pedro/Fátima e Erinaldo/Solange para a coordenação do biênio 2015/2016.
No dia 14/12 teremos a tarde do reencontro dos DECOLORES, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo do Jardim São Jorge, com início às 15h30.
 
Para refletir:
Anúncio do Evangelho (Mc 13,33-37)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai”!

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

COLUNA DO MCC

Nesta quinta-feira foram encerrados os trabalhos da Escola de Fé e Vivência do MCC, com a celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo Padre Silvio, assessor eclesiástico do Movimento de Cursilhos de Cristandade.
No dia 14/12 teremos a Tarde do Reencontro dos DECOLORES. Será na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Jadim São Jorge, às 15h30. Haverá muita animação com a Banda Decolores. Todos estão convidados.
 
Para refletir:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31”Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

COLUNA DO MCC

Nesta quinta-feira, nosso irmão Carlos Fogaça irá desenvolver os trabalhos na Escola de Fé e Vivência do MCC. Será às 20h, no Cosdipa. Todos estão convidados.
No domingo, dia 9/11, acontecerá a Assembleia Diocesana eletiva do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocasião em que serão eleitos os novos coordenadores diocesanos para o biênio 2015/2016. Todos os membros do GED e coordenadores paroquiais deverão se fazer presentes.
Vem aí a confraternização do MCC. Será dia 22/11, no CTG, com início às 21h, com animação da Banda Som da Terra. Os convites estão à disposição com nossos coordenadores paroquiais.
Cursilhos pelo mundo: 01 na África do Sul; 01 na Argentina; 05 do Chile; 02 na Colômbia; 01 no Equador; 01 na Espanha; 01 na França; 01 no México; 03 no Paraguai; 02 no Peru; 01 em Portugal; 11 nos Estados Unidos; 06 na Venezuela; e 05 no Brasil, sendo Cursilho 112 feminino em Anápolis; Cursilho 205 feminino de Campinas; Cursilho 02 masculino em Cruz Alta; Cursilho 23 feminino de Itajubá; Cursilho 25 masculino de Ilhéus.
Por todos esses encontros nossas orações e súplicas.
Para Refletir:
17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto”?
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
Jo 11,17-27

COLUNA DO MCC

Na próxima quinta-feira, haverá aula na escola de Fé e Vivência do MCC, às 20h. Este momento será apresentado pelo Padre Inácio abordando o tema Escatologia. Todos estão convidados.
Neste dia 27/10 teremos Escola de Formação em Alto Paraná, apresentada pelos irmãos Nivon/Kelle, membros atuantes do MCC do Grupo Maria Mãe da Igreja.
Acontecerá neste domingo na Paróquia N. Senhora do Carmo, a tarde do Reencontro do Decolores. Todos estão convidados. Será a partir das 15h.
 
Para refletir:
Naquele tempo, 34 – os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35 – e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36 – “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei”?
37 – Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento”! 38 – Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 – O segundo é semelhante a esse: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 40 – “Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Mt 22,34-40

COLUNA DO MCC

Na quarta-feira, dia 8/10, o Grupo Executivo Diocesano visitou a cidade de Mirador. Após a Celebração Eucarística se reuniu com os irmãos cursilhistas do grupo São João Batista, quando ficou definida a realização de uma Escola Vivencial, no dia 25/10, às 20h. Neste encontro teremos a presença dos adultos, jovens e os Decolores e no término haverá uma confraternização.
Na próxima quinta-feira, a Escola de Fé e Vivência terá a presença do Frei Ivani, da Paróquia São Sebastião. Será às 20h, no Cosdipa, e teremos a presença dos nossos irmãos do Movimento Familiar Cristão.
No dia 9/11 vai acontecer a Assembleia Diocesana. Pedimos aos coordenadores dos grupos que preparem os membros participantes para a eleição da nova coordenação, até a última semana de outubro, para que tenhamos tempo hábil para preparação dos trabalhos.
 
Cursilhos no Brasil: 149 masculino de Caxias do sul – Cursilho masculino de Toledo – por todos os encontros nossas orações e súplicas.
 
Para refletir:
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
4Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou".
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser!".
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água!". Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala!". E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”!
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Jo 2,1-11

COLUNA DO MCC

No último final de semana tivemos a realização do 5º DECOLORES da Diocese de Paranavaí. Foram derramadas muitas bênçãos sobre os jovens que participaram deste encontro.
Nesta quarta-feira, o Grupo Executivo Diocesano (GED) estará visitando a cidade Mirador, em reunião com os irmãos cursilhistas.
Na próxima quinta-feira, teremos aula na escola de Fé e Vivência do MCC e será apresentada pelo Padre Everton.

Para refletir:
Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro.
34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.
36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: “o meu filho eles vão respeitar”.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: “Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança”! 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’
43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

COLUNA DO MCC

Neste sábado aconteceu em São José do Ivaí uma Ultreya, com a participação de irmãos cursilhistas de toda a Diocese de Paranavaí.

Na próxima quinta-feira teremos aula na Escola de Fé e Vivência do MCC. Será às 20h, com apresentação do Frei Ivani. Todos estão convidados.
 
Vem aí a grandiosa ULTREYA REGIONAL, na cidade de Campo Mourão. O ônibus sairá de Paranavaí às 6h30. Solicitamos aos coordenadores paroquiais que nos informem a quantidade de irmãos que irão, para que possamos nos organizar. Neste evento será servido almoço aos participantes com custo de R$ 10.
 
Neste final de semana estarão acontecendo 3 cursilhos no estado do Paraná: Cursilho 162 masculino em Apucarana; Cursilho 67 feminino, em Foz do Iguaçu; e Cursilho 165 masculino na cidade de Maringá. Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.
 
Para refletir:

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13"Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15Para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele".
Jo 3,13-17

COLUNA DO MCC

Na próxima quinta-feira haverá Hora Apostólica em intenção ao 88º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. Será às 20h, na Capela do Cosdipa. Todos estão convidados.
 
No próximo final de semana estará acontecendo o 88º Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí. Estarão à frente deste encontro, como coordenadores, nossos irmãos Erinaldo/Edmilson, e solicitam para que os grupos paroquiais inscrevam os candidatos para que possam organizar toda a programação.
 
No próximo dia 24 teremos a Tarde do Reencontro do Decolores, na cidade de Planaltina do Paraná, com início às 15h.
 
Neste domingo está acontecendo a 1ª Feira da Família, na Praça dos Pioneiros, com início às 13h e término previsto para 17h, com a celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo bispo D. Jeremias. A programação será iniciada pela Banda dos Jovens e Decolores do Movimento de Cursilhos de Cristandade, seguindo com uma peça teatral apresentada pela Pastoral da Juventude.
 
Teremos módulos de várias pastorais e movimentos abordando o Tema Família, e muitos outros serviços da igreja voltados para a família. O SESC, estará trazendo momentos de lazer para as crianças e a UNIPAR, SENAC e Óticas Pupila também estarão trabalhando neste evento.
 
 
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".
46Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

COLUNA DO MCC

Neste final de semana está acontecendo o 18º Cursilho Misto para Jovens da Diocese de Paranavaí. Contamos com a presença de 65 jovens que optaram em fazer um encontro pessoal com Jesus e convidamos a todos para o encerramento, às 18h, com a Celebração Eucarística no Cosdipa.
 
Na próxima quinta-feira teremos uma grande recepção aos novos cursilhistas, às 20h, no Cosdipa. Todos estão convidados.
 
No próximo sábado teremos o início da Semana da Família. Para marcar este momento teremos uma carreata, com início às 09h, com a participação dos movimentos e pastorais, saindo da Catedral Maria Mãe da Igreja e percorrendo todas as paróquias, encerrando na Paróquia São Sebastião.
 
Cursilhos pelo mundo: 06 na Argentina – 01 na Bolívia – 01 no Canadá – 02 no Chile – 01 em El Salvador – 01 na Espanha – 11 em Honduras – 09 no México – 01 no Panamá – 01 no Paraguai – 02 no Peru – 01 em Porto Rico – 01 no Uruguai – 02 nos EUA -04 na Venezuela e 10 no Brasil com destaque para o 18º Cursilho Misto Para Jovens da Diocese de Paranavaí. Por todos esses encontros pedimos orações e súplicas.
 
Para meditar: Mt 14,22-33
 
Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.
14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.
15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida”!
16Jesus, porém, lhes disse: "Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer”!
17Os discípulos responderam: "Só temos aqui cinco pães e dois peixes".
18Jesus disse: "Trazei-os aqui".
19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.
20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

COLUNA DO MCC

Estará sendo realizado o 87° Cursilho Masculino da Diocese de Paranavaí, de 18 a 20 de julho, na cidade de Nova Londrina. Será no Seminário Nossa Senhora da Consolação, sob a coordenação do Maurício e Ruberval, de Loanda.
Na próxima quinta-feira tem aula na Escola de Fé e Vivência do MCC, às 20h, no Cosdipa. Todos estão convidados.
Neste final de semana estarão acontecendo 02 Cursilhos no Brasil, sendo: 7° Cursilho Feminino na Diocese de Blumenau e 30° Cursilho para jovens na Diocese de Dourados. Para o bom êxito destes encontros e os demais em todo mundo, estaremos em constantes orações.

Para refletir:
Anúncio do Evangelho (Mt 11,25-30)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

COLUNA DO MCC

Na próxima quinta-feira haverá aula na Escola de Fé e Vivência do MCC. Será às 20h e tem como assessor nosso irmão Claudenir Trivisan.
Vem aí a grande ULTREYA do setor Paranavaí. No dia 05/07, na Chácara Maria Mãe da Igreja, com início às19h30, com a recepção. Em seguida tem a celebração da Santa Eucaristia, encerrando com uma grande confraternização entre os grupos Paroquiais e convidados.
No próximo sábado, o Grupo de Cursilhos São João estará visitando o Lar Vicentino, às 14h, levando um momento de oração e um delicioso lanche com nossos irmãos.
 
Para refletir:
Evangelho (Mt 16,13-19)
 – O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"
14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".
15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?"
16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

COLUNA DO MCC

Neste final de semana está sendo realizado um dia de FORMAÇÃO, no Cosdipa.
Estamos nos preparando para melhor atender as exigências que requer o bom desempenho da igreja no tocante a evangelização.
Neste encontro estamos abordando o alicerce do MCC, falando sobre Pré-Cursilho, Pós-Cursilho e Núcleos de Comunidades Ambientais-Pequenas Comunidades de Fé.
Na próxima quinta-feira teremos aula na Escola de Fé e Vivência, às 20h, no Cosdipa. Todos estão convidados.
 
Para refletir:
Evangelho (Mt 10,26-33)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26"Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
 
– Palavra da Salvação.

COLUNA DO MCC

Na quinta-feira não haverá aula na Escola de Fé e Vivência do MCC em virtude da Celebração de Corpus Christi, retornando na próxima semana. Todos estão convidados.
No próximo domingo, dia 22 de junho, teremos no Cosdipa um dia de formação abordando Pré e Pós-Cursilho, Núcleos de Comunidades Ambientais-Pequenas Comunidades de Fé. Pedimos aos coordenadores paroquiais que informem a quantidade de membros que participarão do encontro, para que possamos organizar os trabalhos.

Cursilhos pelo mundo:
01 na Argentina – 03 no Chile – 01 na Costa Rica – 04 na Espanha – 01 em Honduras – 01 na Inglaterra – 04 no México – 02 no Paraguai – 01 no Peru – 04 em Portugal – 06 nos Estados Unidos e 06 no Brasil, sendo: 204 feminino de Campinas – 41 feminino de Vinhedo-SP – 167 feminino de Porto Alegre – 163 feminino de Maringá – 88 feminino de Sta. Cruz do Sul – 50 feminino de Vacaria – e 01 Cursilho feminino de São José dos Pinhais. Por todos esses encontros estaremos em constantes orações.
Para refletir:
Anúncio do Evangelho (Jo 3,16-18)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
– Glória a vós, Senhor.
16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.