Com 92 milímetros de chuva em 24 horas, tráfego fica prejudicado
Em menos de 24 horas choveu aproximadamente 90 milímetros em Paranavaí, conforme constatação feita ontem à tarde pelo Observatório Meteorológico do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná, unidade de Paranavaí e confirmada pelo observador Osmar Alves Vieira. Com esse volume de água, o trânsito nas estradas rurais ficou prejudicado. #IMG02
Na Estrada Caiuá, por exemplo, levantes (caixas de contenção) estouraram e o serviço que havia sido executado a menos de 30 dias, foi praticamente perdido.
No Distrito de Graciosa uma ponte localizada na Estrada Sete Porteiras teve que ser parcialmente interditada e somente carros leves passam pelo local.
Um trajeto alternativo aumenta em cinco quilômetros o percurso para os veículos pesados e se tornou a única alternativa para tais transportadores. Cerca de 10 propriedades estão sendo afetadas.
O secretário municipal de agricultura, Osmar Wessler, explicou que a situação está caótica e que assim que o tempo permitir haverá uma força tarefa para trabalhar e normalizar a situação.
“Sabemos da necessidade de dar trafegabilidade para escoar a produção agrícola. Portanto, assim que parar de chover iremos colocar a casa em ordem com o uso de toda a estrutura municipal e até mesmo de empresas terceirizadas se for necessário”, disse.
NA CIDADE – A chuva também provocou transtornos no perímetro urbano. Alguns pontos que haviam recebido a operação tapa-buraco no início da semana tiveram o serviço comprometido.
No Conjunto Habitacional Dona Josefa um acúmulo de lama se formou. O material desceu do local onde estão sendo construídas as casas populares.
O conserto que vinha sendo realizado na Rua José Tequinha Felipe, no Jardim Oásis, teve que ser interrompido. Assim que a chuva der uma trégua, técnicos irão até o local para verificar se a obra foi comprometida pelo volume de água.#IMG03
O secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemos, informou que assim que parar de chover irá distribuir as equipes para realizar os trabalhos de limpeza de boca de lobo, de tapa-buraco e de reconstituição do pavimento.
“Faremos um levantamento e colocaremos as equipes para trabalhar nos locais onde houver prioridade. Peço que a população tenha paciência para que possamos arrumar toda a cidade gradativamente”, disse Lemos.
LOANDA – Na noite de anteontem o município de Loanda também sofreu com a chuva e rajadas de ventos. Duas casas foram alagadas e uma destelhada. Os bombeiros comunitários tiveram que prestar socorro para as vítimas.
De acordo com o bombeiro militar, cabo Aládio Brambila, no início da manhã de ontem um vendaval provocou a queda de algumas árvores na PR-218 entre Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo. O trânsito ficou parcialmente interditado até os bombeiros irem ao local para desobstruir a pista.
PREVISÃO – De acordo com o site do Instituto Tecnológico Simepar, a previsão para Paranavaí, é que hoje o tempo fique parcialmente nublado com chuvas e trovoadas. Os ventos deverão ser moderados. No site do Climatempo a previsão é que durante todo o dia chova 21 milímetros.
De acordo com informações do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em março choveu 184,6 milímetros em quinze dias. Somente nas últimas 24 horas houve o registro de 92 milímetros de chuva em Paranavaí. Os sites de previsão do tempo indicam que o tempo só deverá mudar no próximo sábado.