Com estoques de sangue sob controle, atenção se volta para o período do Carnaval
O final do ano e o mês de janeiro (quando muita gente saiu de férias) geraram preocupações com relação ao volume de doadores e estoque de sangue no Hemonúcleo Regional de Paranavaí. Mas a comunidade correspondeu ao chamado e fez as doações necessárias para manter os estoques dentro da margem de segurança recomendada. Preocupações agora se voltam para o Carnaval.
Responsável técnica pelo Hemonúcleo, Maria Luiza Dias Fraga Peron confirma que o número de doadores tem crescido. Em muitos dias foram mais de 50 pessoas doando sangue, contra a média do ano passado na casa de 30 a 35 coletas.
Soma-se a essas condições o fato de que não houve grandes incidentes nas cidades do Noroeste, situações de emergência para uso de volume acima do normal.
Com isso, Paranavaí e região tiveram um final do ano e primeiras semanas de janeiro com relativa tranquilidade, em condições até de socorrer outras regionais em caso de necessidade.
Mas a população deve continuar contribuindo. Isso porque se aproxima o período do Carnaval, quando muita gente sai em viagem, gerando o risco maior de acidentes.
Também o consumo de bebidas e outras condições desta época proporcionam risco de violência. Em ambos os casos, é necessário ter estoque de sangue para eventuais demandas.
A coleta para o período deve acontecer a partir de 15 dias antes dos feriados. Os testes e a liberação para uso demoram quatro dias.
Por outro lado, o estoque de plaquetas é de curta duração (apenas cinco dias). Com isso, a coleta deve acontecer nos dias que antecederão o Carnaval (feriado dia 13 de fevereiro, terça-feira). São pelo menos quatro dias de recesso por causa da folia. As plaquetas são utilizadas para casos especiais, como leucemia, câncer e outras doenças.
REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO: Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos; ter peso igual ou superior a 50 kg; estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação (caso seja após o almoço, aguardar duas horas); ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. (fonte: www.brasil.gov.br)
O Hemonúcleo Regional de Paranavaí está localizado na Rua Rio Grande do Sul, 2.390. Atendimento para coleta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.