Com procedimento sigiloso, teste rápido de HIV leva aproximadamente 30 minutos

Realizar o teste rápido de HIV demora aproximadamente 30 minutos, desde a preparação do paciente até a conclusão da análise sanguínea.
O processo é bastante simples e pode ser o diferencial entre uma vida relativamente normal, com o uso de medicamentos, e o surgimento de uma série de doenças decorrentes da Aids.
Terça-feira foi o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Diversas atividades foram desenvolvidas em Paranavaí, com o objetivo de orientar a comunidade sobre as formas de prevenção. Em alguns bairros, as equipes dos postos de saúde também estavam preparadas para fazer o teste rápido de HIV, mas a procura ficou abaixo do esperado.
De acordo com a coordenadora do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas), Marielza Sestario Pinheiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maringá, por exemplo, foram apenas três exames. Ela destacou que muitas pessoas têm vergonha de fazer o teste, mas disse que é preferível enfrentar esse sentimento a não saber se possui ou não o vírus.
Marielza explicou que os procedimentos são totalmente sigilosos e que apenas quem faz a análise laboratorial do sangue fica sabendo quando o resultado é negativo. No caso de confirmação da presença de HIV no organismo, o médico também é comunicado, para que converse com o paciente e faça as devidas orientações.
O teste rápido é feito em algumas UBSs da cidade, a partir de agendamentos. No Sinas, no entanto, o exame é oferecido diariamente, por demanda livre. Interessados devem ir até o local de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Vale destacar que não é preciso pagar nada, apenas apresentar um documento oficial com foto.
TERÇA-FEIRA – Segundo a coordenadora do Sinas de Paranavaí, a terça-feira foi marcada por uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Orientações em empresas, no comércio e em vias públicas da cidade, distribuição de panfletos e entrega de preservativos. “Foi uma ação importante e o saldo foi positivo”, avaliou.