Combate à dengue: moradores precisam fazer a limpeza de casa constantemente
Há quanto tempo você não faz uma vistoria dentro da própria casa? É preciso verificar o quintal e retirar todos os objetos que possam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O cuidado deve ser o mesmo na parte interna.
A chefe regional da Vigilância Sanitária, Nilce Casado, orienta que os moradores façam a limpeza pelo menos uma vez por semana. É necessário verificar caixas d’água, calhas e bebedouros de animais, por exemplo. Climatizadores e bandejas de geladeiras também precisam ser verificados com frequência.
Nilce chama a atenção para o fato de alguns municípios terem registrados casos positivos de dengue mesmo durante dias mais frios do inverno. As últimas confirmações foram em Paranavaí, Tamboara e Santo Antônio do Caiuá, durante o mês de agosto.
De acordo com ela, essa situação revela que existe circulação do vírus causador da dengue. Em Tamboara, diz a chefe regional de Vigilância Sanitária, o cenário é de epidemia, considerando a relação entre o número de casos positivos e a quantidade de habitantes.
Por isso, o apelo é para que os cuidados sejam constantes. Moradores e poder público precisam trabalhar juntos. Enquanto os cidadãos fazem a limpeza dos imóveis, a Administração Municipal deve realizar mutirões e eliminar os focos, principalmente nos pontos considerados mais vulneráveis.
A recomendação não é dirigida apenas para Tamboara, mas para todos os municípios do Noroeste do Paraná, onde já foram feitas 847 notificações de casos suspeitos de dengue, com 55 confirmações e 777 resultados negativos para os exames laboratoriais. Outros 15 ainda estão sendo analisados.
É importante destacar que o descarte irregular de lixo em terrenos baldios e fundos de vale contribui de maneira significativa para a proliferação do Aedes aegypti. É que os resíduos acumulam água e garantem as condições ideais para a reprodução do mosquito