Combate às drogas: “Investir em prevenção é mais barato, fácil e dá mais resultados”
O diretor do Departamento Estadual de Políticas Sobre Drogas (DEPSD), João Iensen, disse na manhã de ontem, em Paranavaí, que a política pública para o setor deve priorizar o investimento em prevenção, “que é mais barato, mais fácil e dá mais resultados”.
Ele fez a manifestação durante reunião do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comud), que recebeu oficialmente um veículo seminovo da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, intermediado por Iensen.
Um outro veículo será doado a Paranavaí, também pelo Senad. Este será destinado ao CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas). Os dois veículos foram reivindicados pelo presidente do Comud, Dante Ramos Júnior.
O encontro contou com a presença, além dos conselheiros, dos secretários municipais Rafael Octaviano (Esportes) e Talise Cristina de Souza (Assistência Social), vereador Lucas Barone, que já foi vice-presidente do Comud, e Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), representando a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
TRABALHO INTEGRADO – Ramos Júnior disse que, apesar de todas as dificuldades, em Paranavaí ainda é possível fazer um trabalho sobre drogas, porque há o apoio e a integração das polícias Civil e Militar e do Poder Judiciário. “E agora vamos ter também o apoio e a integração da Aciap. Isto é muito positivo”, enfatizou.
Ressaltou que as políticas públicas dependem de um trabalho em equipe e que, em nível estadual, nos últimos quatro anos passaram quatro diretores pelo DEPSD, interrompendo alguns trabalhos.
“Algumas ações, que deveriam ser políticas públicas acabam se tornando política de governo e muda o governo, muda a política”, lamentou o presidente do Comud.
Insistiu na necessidade de fortalecer os conselhos municipais para desenvolver políticas sobre drogas. “Ainda temos falta de políticas públicas de prevenção”, reforçou.
Por sua vez, Iensen reconheceu que o assunto – políticas públicas sobre drogas – “é delicado”, porque “falta estrutura e valorização das estruturas para tratar do tema”, embora seja “um grande problema social”.
Mas uma das recentes conquistas foi que as apreensões realizadas pela Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas, serão encaminhadas ao Senad, que por sua vez, poderá apoiar as comunidades terapêuticas, “que tem que ser valorizadas”, os conselhos municipais e os CAPS-AD.
ELEIÇÕES – A reunião desta quarta-feira tinha como um de seus principais assuntos, a eleição de uma nova diretoria do Comud. “É importante renovar para dar transparência e oxigenar o Conselho”, defendeu o presidente Dante Ramos Júnior.
Mas o conselheiro Cláudio Miguel de Souza indicou, e a secretária Talise Cristina de Souza reforçou, que no momento é melhor que o atual presidente continue no cargo para concluir os trabalhos em andamento. “Fique mais uma gestão e prepare seu sucessor”, pediu Miguel, no que foi acompanhado pelos demais conselheiros.
Ramos Júnior aceitou e montará uma nova chapa, que deverá ser apresentada na próxima reunião do Comud, no dia 28 deste mês, para ser referendada.