Começa a fase de adesões ao Dia do Desafio

Os prefeitos das cidades têm até o dia 4 de abril para confirmar participação no Dia do Desafio. Para incluir o município, a liderança deve digitalizar a ficha já enviada pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e encaminhá-la para a unidade de Paranavaí.
Esta é a fase de adesão ao evento que neste ano acontece no dia 28 de maio, última quarta-feira do mês.
Pelo regulamento, as atividades devem ser realizadas de zero hora até 21 horas. O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas, visando a prática de pelo menos 15 minutos de qualquer atividade física. Cada cidade tem uma parceria e vence o desafio quem integrar o maior percentual de moradores.
O diretor do Sesc Paranavaí, Ubiratan Angelo Fernandes, destaca a importância do evento como um despertar para a prática da atividade física. Ele analisa que é possível ter uma população mais saudável a partir da adoção de hábitos simples. Por isso, é fundamental a adesão dos prefeitos.
No ano passado participaram 13 das 28 cidades da região. O objetivo da edição 2014 é superar esse número. Paranavaí já teria manifestado interesse de aderir, a exemplo do que aconteceu no ano passado.
HISTÓRIA DO DIA DO DESAFIO – Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2013, o evento completou 18 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do continente americano. (Fonte: Sesc)