Começa cadastramento para o Passe Livre

A Secretaria de Educação de Paranavaí deu início ao recadastramento e registro de novos cadastros do Passe Livre para estudantes de toda a rede pública, inclusive universitários.
Mais de 2 mil estudantes têm direito ao Passe Livre em Paranavaí, mas é importante que os usuários conheçam as regras para a gratuidade do transporte coletivo.
Estudantes que escolhem frequentar uma escola mais distante de sua casa, por exemplo, só têm direito ao desconto de 50% no valor da taxa de embarque.
QUEM TEM DIREITO – Por lei, têm direito ao Passe Livre os alunos matriculados na escola do bairro onde residem e cuja escola fique a mais de 1.500 metros de distância de suas residências.
Os estudantes que foram matriculados em escolas fora de seus bairros por falta de vagas em instituições mais próximas também têm direito ao benefício, desde que apresentam uma declaração da escola comprovando a falta de vagas.
Outro caso em que há direito ao uso do Passe Livre é para os estudantes universitários, independente da faculdade que estudam. Os alunos dos cursos técnicos do IFPR também podem solicitar o Passe Livre.
Já as pessoas que estão matriculadas em cursos profissionalizantes do Sesc, Senac e outras entidades semelhantes, têm direito a pagar 50% do valor do bilhete.
Os alunos que, por escolha, estão matriculados em escolas fora do bairro onde residem, mas ainda sim têm interesse em utilizar o passe estudantil, têm direito a pagar 50% do valor do bilhete.

Como se cadastrar

Para fazer a renovação do cadastro, o estudante precisa apresentar a declaração de matrícula, um comprovante de residência (conta de água ou luz atualizada) e o cartão que será atualizado. O cartão fica pronto na hora.
Já para os estudantes que ainda não têm o Passe Livre e vão emitir o documento pela primeira vez, deverão apresentar, além da declaração de matrícula, um comprovante de residência atualizado, e o xerox do RG e CPF do aluno ou responsável. Para quem está emitindo o cartão do Passe Livre pela primeira vez, o prazo de entrega do documento pode demorar até 30 dias.
O cadastro e atualização do benefício deverão ser feitos na sede da Secretaria de Educação, que fica na Praça Brasil (Terminal Urbano Rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para mais informações basta ligar no 3902-1000 ou no 3902-1111 e falar com o Fernando.
As aulas nas escolas da rede municipal de ensino estão marcadas para começar no dia 6 de fevereiro. Já a rede estadual vai iniciar o ano letivo no dia 15 de fevereiro.