Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Começa nesta quinta-feira (1º de novembro) mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. Em todo o Noroeste do Paraná, aproximadamente 970 mil animais deverão ser vacinados ao longo do mês. O prazo para imunizar os rebanhos e fazer a comprovação termina no dia 30 de novembro.
De acordo com o supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Carlos Costa Junior, é necessário vacinar todos os animais, independentemente da idade. Vale para rebanhos bovinos e bubalinos. Quem não cumprir a determinação estará sujeito a advertência e multa.
Após comprar as doses da vacina e fazer a aplicação, o produtor precisa ir até uma Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa), apresentar o comprovante e informar sobre o rebanho: quantidade de animais, faixas etárias e sexo.
Também é possível fazer a comprovação pela internet, acessando o site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br). Nesse caso, é preciso informar ao vendedor das vacinas, para que ele comunique ao sistema de informações. Somente então o produtor poderá completar o procedimento.
ÁREA LIVRE – No começo do ano, o Governo do Estado solicitou ao Ministério da Agricultura que classifique o Paraná como área livre da febre aftosa sem vacinação. Depois de uma auditoria, os técnicos apontaram pequenas mudanças que precisam ser implementadas para que o parecer seja favorável.
Segundo Costa Junior, as correções são de fácil aplicação. Por isso, a expectativa é que o Paraná desenvolva mais duas campanhas de vacinação, esta de novembro e outra em maio de 2019, até que seja possível conquistar o status de área livre da doença sem necessidade de vacinação.