Começa o jogo
Com as convenções partidárias inicia-se o processo de escolha daqueles que, a partir de janeiro, passarão a administrar nossa cidade, exercendo impacto sobre nossa vida.
Delcides Pomim, já falecido, líder que deu importante contribuição administrativa e política à cidade, dizia que "as eleições se assemelham a uma refeição, onde os eleitores vão decidir de qual prato irão se servir, mas quem escolhe o cardápio e coloca a mesa são os partidos políticos”.
Neste clima conturbado que vive o país, com o natural desencanto de parte da população em relação aos nossos políticos, fruto do misto de corrupção e erros administrativos que diversos governos eleitos produziram, será muito difícil aos indicados apresentarem-se buscando o voto dos eleitores.
Nossas agremiações partidárias devem ter muito critério para apresentar candidatos e buscar, mais do que simpatia ou popularidade, pessoas que tenham um passado limpo e competência administrativa para conduzir nossa cidade com honestidade e eficiência, buscando sempre priorizar o interesse público acima de eventuais interesses pessoais ou de grupos.
Uma nova forma de fazer política se faz necessária para avançar nossa jovem democracia. Boas propostas, aliadas a pessoas com capacidade comprovada para executá-las, devem ser selecionadas pelos partidos e eleitores. Mais do que simpatia ou o discurso fácil da demagogia, devem contar pontos a história de vida e desempenho profissional.
A importância das opções oferecidas pelos partidos é grande e do resultado das convenções inicia o nosso destino, como cidade. Cobrar de dirigentes partidários e convencionais a devida responsabilidade nesta hora é dever de todos nós, líderes comunitários e demais cidadãos.
Boas escolhas devem ser feitas, primeiro por eles e logo após pelos eleitores, para que o caminho do desenvolvimento continue a ser trilhado e possamos fazer jus à letra do nosso hino, "cidade que não pode mais parar".
A seleção dos candidatos, nestas eleições, iniciará o desenho do nosso futuro.
*Rogério J. Lorenzetti, prefeito reeleito de Paranavaí