Começa período das convenções partidárias

Conforme prevê o calendário eleitoral, começa hoje e vai até 5 de agosto o período das convenções, espaços para que os partidos definam seus candidatos a prefeito, a vice e a vereador, bem como eventuais coligações com outras siglas.
Em Paranavaí o período será aberto por duas convenções nesta quarta-feira: a do PMDB, a partir das 18h30, e do PSTU, às 18 horas. A maioria dos partidos já definiu datas para reunir os filiados e tomada de decisões com vistas ao pleito de 02 de outubro.
O PMDB tem uma questão interna que deve refletir para além do partido. Pleiteiam a candidatura de prefeito o cirurgião-dentista Valdir Tetila e o engenheiro civil Moacir Ferreira Maciel.
Em caso de vitória de Tetila, o partido deve seguir com candidatura própria, numa aproximação com siglas como PMN (do vereador Roberto “Pó Royal” Picorelli). O PMN tem convenção agendada para o dia 25, às 19 horas, na sede da Micropar – Associação de Microempresa.
Também pode contar com apoio do PT, cuja convenção acontece no próximo domingo, 24, na sede do Sindicato dos Bancários. O PT deve seguir em bloco com PROS, cuja convenção acontece no mesmo dia, local e horário.
Esse conjunto não descarta também apoio à chapa de pré-candidatos já definida, liderada por PP e PSB, composta pelo ex-prefeito Maurício Yamakawa e pelo agropecuarista Fernando Carvalho.
PP/PSB têm convenção programada para este domingo, 24, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. Essa chapa já tem outro apoio definido: o PR, cuja convenção será dia 29, em local a definir, como antecipa o presidente da sigla, Cícero Lopes de Lima.
PPS ainda tem dúvidas se apoia PP/PSB ou segue com a chapa PSDB/PTB (ver abaixo). O PPS ainda não agendou convenção, como informa o presidente Onivaldo Izidoro Pereira.
Em caso de vitória da pré-candidatura de Maciel no PMDB, o caminho é aproximação com o bloco liderado pelo PDT, que tem a professora Aparecida Gonçalves como pré-candidata a prefeita.
Neste cenário, Maciel poderia compor com a chapa pedetista. Confirmada essa hipótese, o PMN estaria fora, conforme destaca o presidente Juvenal Pinheiro. A convenção do PDT acontece dia 27, quarta-feira, às 19h30, na Câmara de Vereadores.
Fechando o primeiro dia de convenções, o PSTU se reúne às 18 horas, na Rua Maranhão, 628, Jardim Progresso. O partido deve confirmar a candidatura do professor Ivan Ramos Bernardo.
Ontem o presidente do PSOL, Rael Moraes, descartou composição com o PSTU. Justifica que a orientação partidária é pela candidatura própria e pela formação de uma chapa de vereadores. Rael é o pré-candidato a prefeito do PSOL.
PSDB E PTB – Outra chapa já anunciada é do delegado Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) – pré-candidato a prefeito, em coligação com o PTB, que em encontro regional indicou o ex-vereador Nivaldo Mazzin para vice. Atualmente o PTB tem ainda um segundo nome para o posto – o vereador Aldrey Azevedo.
O PSDB ainda não confirmou a data da convenção. O presidente da sigla, advogado Ary Bracarense Costa Júnior, disse que depende de confirmação da agenda do governador Beto Richa.
A data inicial era sábado, dia 23. O PTB, por sua vez, deve se reunir dia 30 em convenção, diz o presidente Pedro Baraldi, quando sacramenta a aliança com os tucanos.
O Democratas, presidido em Paranavaí pelo pastor Osésa Rodrigues, tem agendada convenção para o dia 25, segunda-feira. Até o final da semana passada, quando empossou a sua diretoria, o partido debatia quais rumos tomaria para o pleito.
O PRB ainda não marcou a convenção. Conversa com outros dois partidos – PRTB e PHS. Estes partidos seguirão juntos na majoritária (prefeito e vice) e também devem compor a chapa de vereadores. O líder do PRTB é o ex-vereador Sanatiel Hipólito dos Santos.