Começa recadastramento de pedidos de mamografia feitos antes de junho

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem o recadastramento dos pedidos de exames de mamografia solicitados antes do mês de junho.
Todos os pacientes que solicitaram o agendamento do exame antes desta data terão que comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência até o dia 29 de agosto para confirmar o pedido mediante apresentação do encaminhamento.
Assim como no caso dos exames de ultrassom, o recadastramento de mamografias tem como objetivo reduzir o número de ausências nos exames e, consequentemente, agilizar a fila de espera, que hoje chega a 1.147 mulheres.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, o recadastramento se tornou indispensável para o município uma vez que o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar) propôs a redução das cotas da cidade, diante do grande número de pacientes que não compareciam ao exame.
BAIXA PROCURA – No final de semana a Secretaria de Saúde de Paranavaí concluiu o recadastramento de pacientes inscritos para exames de ultrassonografia. A surpresa ficou por conta da baixa procura. Tanto que dos 3.980, apenas 157 pessoas se recadastraram nos postos.
Os recadastrados até a data inicialmente estipulada terão preferência para fazer os exames. Vários fatores podem ter influenciado para a baixa procura, afirma o secretário Agamenon Arruda de Souza. Um deles é que os exames estejam superdimensionados e muitos em duplicidade. É possível que muita gente tenha agendado o exame e não precise mais do procedimento.
Cada exame de ultrassom custa R$ 45,00 ao município. A cidade perde 07 mil consultas de especialidades ao ano, todas por ausência dos pacientes. Dos 300 ultrassons agendados mensalmente, 120 não são realizados. O prejuízo chega a R$ 6 mil ao mês.
No total, Paranavaí tem agendados cerca de 13 mil exames em 19 especialidades, número que poderá cair para 5 ou 6 mil, na avaliação da Secretaria de Saúde.
Com relação aos exames de mamografia, o município tem 1.147 mulheres na fila. Para recadastrar basta procurar o posto de saúde mais próximo da residência. Atendimento de segunda à sexta-feira, sempre das 07 às 17 horas.