Começa trabalho de conscientização de eleitores

O Comitê 9840, de combate à compra de votos e outras formas de corrupção nos pleitos, iniciou o trabalho de conscientização dos eleitores de Paranavaí.
A primeira etapa foi na Unipar – Universidade Paranaense – anteontem à noite. Os integrantes do comitê visitaram as turmas do Curso de Direito, falando sobre a importância de combater todas as formas de corrupção nas eleições.
O coordenador do Comitê e presidente da Subsecção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Anderson Donizete dos Santos, informa que os estudantes dos demais cursos da instituição serão visitados em data a ser agendada.
Nesta semana continua o trabalho nas demais universidades. Também as escolas fundamentais e de ensino médio serão igualmente visitadas. Podem acontecer ainda paradões na área central da cidade, dentre outras ações.
O presidente antecipa que nesta semana deverá reunir os participantes do comitê para a definição da agenda até o fim da atual campanha. O pleito eleitoral está marcado para 02 de outubro, um domingo.
Outra medida é convidar os candidatos a prefeito para assinatura de um compromisso a ser aplicado nos próximos anos em caso de vitória. Trata-se de um documento com medidas consideradas fundamentais para a boa gestão pública, detalha Donizete dos Santos.
Enquanto articula as ações, o Comitê 9840 também procura ampliar o número de participantes. Os interessados devem procurar a OAB, passando seus dados pessoais e contatos. Aumentar a quantidade de voluntários é indispensável frente ao número de tarefas, diz o coordenador. O único requisito é não possuir filiação partidária.
DENÚNCIAS – O Comitê 9840 disponibiliza os e-mails: denunciaeleitoral@oabpr.org.br e eleitoral@oabpr.org.br, exclusivos para denúncias. Quem preferir pode utilizar o telefone 0800-642.9840.
Além desses recursos, uma nova ferramenta para fazer denúncia está à disposição. Trata-se de um aplicativo para celulares – sistemas Android ou Apple IOS.
Para os aparelhos Apple basta escrever “oabcaixa2” e já estará baixando o aplicativo. Para os demais sistemas, o eleitor deve entrar no Google Store e digitar “oabcaixa2”. Ao baixar o aplicativo, o usuário terá o passo a passo sobre como proceder para enviar a denúncia.
A formalização deve conter alguma prova material ou de testemunha. Pode ser um vídeo ou foto, além de outros indícios. O denunciante deve se identificar e, caso julgue necessário, a OAB garantirá o sigilo da fonte.
Como define o Comitê, a ideia é mostrar ao eleitor que a compra de votos tem consequências graves. Ela pode se dar de forma direta ou de maneira sutil, através de pequenos favores. Outros pontos são o detalhamento das funções de vereador e de prefeito, reduzindo o número de promessas descabidas.

HISTÓRIA DO COMITÊ
Em 1999, o Congresso Nacional aprovou a Lei 9840, de iniciativa popular, protocolada no Congresso Nacional com mais de um milhão de assinaturas, visando combater a corrupção eleitoral.
Desde então, outras medidas foram aprovadas em nome da ética e da moralidade, atendendo a vontade da população brasileira de eliminar da vida pública os corruptos e os corruptores.
Exemplos disso são as leis que proíbem o nepotismo e a da ficha-limpa, responsáveis por ajudar na depuração do processo político. Em Paranavaí é a terceira vez que o Comitê se mobiliza. As anteriores foram em 2012 e 2014.