Começam as obras de duplicação de mais 11 quilômetros da BR-376

CURITIBA – Começaram ontem as obras de duplicação de mais 11 quilômetros da BR-376, no trecho entre Apucarana e Califórnia, em direção a Ponta Grossa. As equipes atuam nos serviços iniciais, que incluem a limpeza da pista.
Os motoristas devem ficar atentos à sinalização e passar com cautela pelo trevo do quilômetro 244, pois haverá alterações no tráfego local, com estreitamento da pista na entrada e saída do Contorno Sul, sentido Maringá.
A obra terá 11 quilômetros e inclui um viaduto com 90 metros entre a saída da Avenida Minas Gerais, em Apucarana, ligando a cidade ao sentido Sul da BR-376, em direção a Ponta Grossa. O acesso de entrada em Apucarana e a saída para o Contorno Sul, pela BR-376, serão feitos em desnível, aumentando a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego.
A duplicação iniciou no quilômetro 243 (saída do Contorno Sul) e segue até o quilômetro 254, próximo a Califórnia. Além da ampliação, serão feitos dois viadutos de 45 metros sobre a rede ferroviária e correções de curvas desde quilômetro 243 até o 245.
PROJETO – Todo o projeto de duplicação, entre Apucarana e Ponta Grossa, foi dividido em 26 Trechos de obras, somando 231 quilômetros da BR-376. O investimento é estimando em R$ 1 bilhão.
O trecho 01, com outros 11 quilômetros, já foi iniciado em janeiro, a partir de Ponta Grossa. O segmento entre Apucarana e Califórnia equivale ao Trecho 26 do projeto de duplicação. A partir de 2015, a concessionária Rodonorte irá fazer, em média, 30 quilômetros da duplicação por ano.
Após negociações entre o governo estadual e a concessionária que administra o trecho, a obra foi adiantada. “Sabemos da importância desse investimento na região e, por isso, o início desta frente de trabalho, partindo de Apucarana”, disse Richa Filho.