Começam nesta semana as ações do Maio Amarelo

Os integrantes do Projeto Vida no Trânsito Paranavaí participarão nesta quarta-feira (2) da sessão na Câmara de Vereadores como primeira ação do programa Maio Amarelo. As ações pretendem chamar a atenção dos paranavaienses para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.
Na sexta-feira (dia 4), começam as atividades nas ruas de Paranavaí. Uma blitz educativa acontecerá na Rua Marechal Cândido Rondon, na esquina do Banco do Brasil, no período da manhã.
No domingo (6), haverá abordagens educativas no encontro de carros antigo, em Paranavaí. As ações continuarão no dia 11, em uma blitz educativa na esquina das Ruas Pernambuco com a Souza Naves.
Várias ações estão programadas, como no 25, quando será realizada uma passeata às 9h no Lar Vicentino. No mesmo dia, no período noturno, haverá blitz educativa que percorrerá bares e lanchonetes de Paranavaí. A segunda ação terá o objetivo de mostrar que ingestão de bebida alcoólica e direção não combinam.
NÚMEROS – O comandante do Corpo de Bombeiros em Paranavaí, tenente Guilherme Costa Brischiliari, fez um levantamento dos números de acidentes no trânsito de Paranavaí.
Desde o primeiro dia de 2018 até 23 de abril foram registrados 193 acidentes que terminaram com oito óbitos. Comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 249 acidentes, houve diminuição de 22,49%.
Os números ainda demonstram aumento de pessoas que morreram no trânsito em 2018. A quantidade é 166,67% maior que no ano passado. Este ano foram oito mortes contra três no mesmo período de 2017.
Brischiliari explicou que os números são referentes aos atendimentos realizados pelos bombeiros. “Esse número de acidentes não é a quantidade real. Existem situações em que é a equipe do Samu que faz o atendimento, e o caso não chega a nosso conhecimento. Há situações de acidentes de trânsito que são atendidas pela Polícia Militar e que também não temos acesso aos dados.”
O comandante comentou que através do sistema de informações do Corpo de Bombeiros não é possível quantificar os locais de maior índice de acidentes em Paranavaí. Brischiliari disse que é possível afirmar sem dúvidas que os cruzamentos de vias rápidas são os locais mais comuns. Além disso, afirmou que na maioria das vezes envolvem motociclistas.
“No dia a dia percebemos que a imprudência e o desrespeito pelas normas que regem o trânsito são os maiores causadores de acidentes em nossa cidade. Infelizmente é comum encontrar pessoas dirigindo e falando ao celular, sem o cinto de segurança, transitando sem o capacete e conduzindo veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas”, revelou Brischiliari.
O comandante do Corpo de Bombeiros também disse que em Paranavaí os horários mais críticos e com maior registro de acidentes são os períodos que antecedem o almoço e ao final da tarde. Brischiliari lembrou que nos dias de chuva também há aumento significativo de acidentes.
PORJETO – O Projeto Vida no Trânsito Paranavaí é fruto de uma parceria entre Detran, Núcleo Regional de Educação, Conselho de Segurança, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura Municipal e 14ª Regional de Saúde.