Começou, em Paraíso do Norte, o programa Câmara nos Bairros
Teve início na última quinta-feira, em Paraíso do Norte, o programa Câmara nos Bairros. A primeira edição foi no Conjunto Ouro Verde, onde foi instalada uma tenda para que os vereadores pudessem receber os moradores.
O programa foi criado através de projeto de resolução proposta pela Mesa Diretora presidida por Clayton Sanita e que tem ainda como membros os vereadores João Paulo Carderelli (vice-presidente), Fernando Marinelo (1º secretário) e Leia Brasil (2ª secretária)
De acordo com o presidente Sanita, “esta primeira edição foi um sucesso e mostrou que estamos no caminho certo”. Ele avalia que a iniciativa vai tirar a Câmara do isolamento que vive em relação à população.
“A população nos elege, mas depois não acompanha o nosso trabalho, talvez pela falta de conhecimento das atribuições dos vereadores e da importância do Legislativo na vida do município”, analisa ele.
O vereador Fernando Marinelo acrescenta que, com o projeto “fazemos da relação com a população uma via de mão dupla, pois vamos ouvir o que ela quer e, ao mesmo tempo, fazemos uma prestação de contas do trabalho que estamos realizando no Legislativo”.
Para ele, “não existe mais espaço para administrar o município sem ouvir a população. Quem quer fazer a nova política, tem que ir ao encontro da população e dar espaço para ela se manifestar”.
Também a vereadora Leia Brasil ficou entusiasmada com o resultado da primeira edição do Câmara nos Bairros. “Com este programa temos condições para exercitar uma política de resultados, pois ouvimos exatamente o que a população quer para seu bairro e transformamos as demandas em proposições na Câmara Municipal. É um trabalho fantástico”, comemora ela.
O PROGRAMA – Na apresentação do projeto ao plenário, a Mesa Diretora justificou que “o programa vem para integrar mais a Câmara Municipal com o cidadão, através de visita aos bairros, conversa com os moradores, debatendo problemas e soluções diretamente com a população”.
Os vereadores esperam que o projeto possa evoluir de forma que, num futuro próximo, sejam realizadas sessões e audiências públicas nos bairros.
Nos bairros, os vereadores aproveitam para visitar e avaliar a qualidade dos serviços públicos, indo a escolas, postos de saúde e outras atividades da Administração Municipal, além de verificar in loco a qualidade de asfalto, pavimentação, limpeza pública, etc. “Assim, cumprimos também com o nosso papel de agente fiscalizador da Administração Municipal”, acrescenta Sanita.
Segundo ele, as edições do Câmara nos Bairros serão mensais e as datas e locais serão sempre informados com antecedência para que a população possa se programar e participar do projeto.