Comerciantes vão elaborar pauta a ser levada à convenção coletiva

Os comerciantes, especialmente os varejistas, vão se reunir na próxima sexta-feira, às 9h, para discutir a convenção coletiva de trabalho do comércio de Paranavaí.
Será uma reunião conjunta do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) e da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e é aberta ao empresários interessados.
O encontro foi anunciado oficialmente na manhã de ontem, durante reunião ordinária da diretoria da Aciap. O presidente do Sivapar, Edivaldo Cavalcanti, confirmou a reunião e enfatizou a importância dos lojistas participarem.
Lembrou que a reunião é para formalizar as propostas a serem incluídas na convenção coletiva de trabalho, que depois serão negociadas e acordadas com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom).
A convenção 2017/2018 já venceu e atualmente não existe nada convencionado entre os sindicatos patronal e dos empregados.
Cavalcanti relatou que entre os principais assuntos a serem definidos estão o índice de reajuste do salário do comerciário, o calendário comercial para os próximos 12 meses, que define as datas de funcionamento do comércio às vésperas de datas especiais, como Natal, Dia das Mães, etc. e o horário de funcionamento do comércio nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Se não houver convenção, a Aciap fará apenas sugestões de horário de funcionamento, mas nenhuma empresa será obrigada a seguir.
A reunião será no auditório da Associação Comercial.
APOIO AOS CANDIDATOS DA REGIÃO – O presidente em exercício da Aciap, Rafael Cargnin Filho, informou que no dia anterior participou de reunião da Cacinpar, que reúne as associações comerciais da região, em Terra Rica.
Entre as decisões tomadas neste encontro está a realização de uma campanha para sensibilizar os eleitores a votar nos candidatos com domicílio eleitoral no Extremo-Noroeste (região de Paranavaí).
A Cacinpar vai promover um encontro para que todos os candidatos possam apresentar suas propostas de trabalho. Esse encontro será centralizado em Paranavaí, com a participação de todas as ACEs da região.