Comércio abre até 17 horas neste sábado

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Para quem não aproveitou as ofertas de ontem, na chamada Black Friday, o comércio de Paranavaí segue, neste sábado (30), com o anúncio de preços mais baixos do que os praticados normalmente. No Centro e nos bairros, as lojas abrem das 9 às 17 horas.
O horário estendido de funcionamento está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e foi definido pelas entidades sindicais que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom). O objetivo é atrair clientes de Paranavaí e de outros municípios da região.
É para essas pessoas que o advogado Anderson Donizete dos Santos, integrante da Comissão Nacional do Direito do Consumidor, dirige algumas orientações. A principal dica é fazer planejamento de gastos. “Consumidor consciente não compra por impulso.”
O segundo passo é fazer uma pesquisa de preços e avaliar as condições de pagamento. Em seguida, “verifique o prazo de troca dos produtos e exija nota fiscal em suas compras”, ensina Donizete dos Santos. 
Segundo o advogado, é fundamental ficar atento às publicidades enganosas. “O Código de Defesa do Consumidor garante sua proteção. Em casos de abuso, denuncie ao Procon”, conclui Donizete dos Santos.