Comércio de Paranavaí já prepara estratégias para as vendas de Natal

Depois dos resultados positivos registrados no Dia das Crianças, o comércio de Paranavaí já está se preparando para a principal data comemorativa do ano, o Natal. A expectativa é que, assim como aconteceu às vésperas de 12 de outubro, Dia das Crianças, as vendas sejam maiores do que no ano passado.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Márcio Catiste, prevê um aumento tímido de 5% em relação ao Natal de 2014, mas aposta na criatividade dos lojistas para ultrapassar o índice esperado. “Um bom planejamento e estratégias para conquistar o cliente são fundamentais”, afirma.
Por isso, ao longo de todo o ano foram realizadas ações voltadas para o estímulo à criatividade. “Fizemos questão de trabalhar com inovação”, o que foi possível graças à parceria com o Sebrae. Foram tratadas questões como mídias digitais, fachada da empresa, posicionamento de produto e atendimento.
Catiste sugere aos lojistas que entrem em contato com os consumidores – liguem ou encaminhem mensagens eletrônicas – para falar de promoções, apresentar novidades e convidá-los para fazerem compras. “Neste momento de dificuldades econômicas, estar perto do cliente faz toda a diferença”.
Os vendedores também precisam estar preparados. “O empresário precisa chamar os colaboradores para uma conversa, mostrando a necessidade de fazer um bom atendimento”.
Outra ferramenta importante para vencer a crise e alavancar as vendas será a campanha lançada pela Aciap. Quem comprar nas lojas participantes concorrerá a um carro zero quilômetro, 200 vale-compras de R$ 100 cada e 200 vale-compras de R$ 50 cada. Ao todo serão R$ 30 mil investidos no comércio da cidade.
Outra vantagem para os empresários é que as informações sobre os clientes serão armazenadas em um banco de dados para que possam entrar em contato sempre que houver promoções e novidades. O acesso ao cadastro do consumidor será exclusivo para as empresas onde fizerem as compras.