Comércio não atende dia 2 em Paranavaí

Ontem, no final da manhã, os sindicatos do Comércio Varejista e dos Comerciários de Paranavaí e Região assinaram o acordo para compensar o dia 19 de dezembro, feriado estadual, quando haverá expediente normal nas lojas em geral.
Pelo entendimento, o chamado comércio de rua não atenderá no dia 02 de janeiro de 2015. Já os supermercados fecham no dia 26 de dezembro próximo.
Quanto ao shopping center, foi estabelecido expediente normal no dia 19 (próxima sexta-feira), a exemplo das demais empresas comerciais. Porém, como se trata de feriado de Emancipação Política do Paraná, deverá o trabalhador receber adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, sem compensações em folgas. O shopping manterá expediente nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro. Por isso a compensação financeira.  
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar), Edvaldo Cavalcante, explica que a diferença no caso do comércio de rua e dos supermercados visa atender as particularidades de cada setor.
Para os supermercados, por exemplo, a antecipação da folga para o dia 26 de dezembro é estratégica, uma vez que deverá acontecer campanha promocional, já definida por pelo menos uma rede, no dia 02 de janeiro.
O acordo vale para as cidades que compõem a base territorial dos comerciários: Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.
As negociações sobre a compensação do feriado do dia 19 deste mês em que haverá trabalho normal, começaram na semana passada. Um impasse entre os sindicatos adiou o fechamento do acordo.
Numa primeira avaliação, o Sindicato do Comércio preferia não assinar o acordo de compensação, cabendo aos empresários conceder folga ou pagar as horas em dobro. Mas, o Sindicato dos Comerciários reivindicou o feriado e encontrou respaldo também na Associação Comercial e Empresarial – Aciap, que pretendia sanar as dúvidas da população em relação ao expediente do dia 19.
Com o acordo, celebrado ontem no final da manhã na sede da entidade, as informações podem ser padronizadas.

SERVIÇO:
Comércio atende normal no dia 19 de dezembro;
Os supermercados fecham no dia 26 como compensação do feriado aos funcionários e atendem no dia 02 de janeiro;
O chamado comércio de rua atende normalmente no dia 26 de dezembro e fecha as portas no dia 02 de janeiro de 2015.