Comércio paranaense tem o pior agosto dos últimos cinco anos

CURITIBA – O varejo do Paraná teve queda de -1,42% nas vendas em relação a julho. A retração foi de -2,21% ante o mesmo mês do ano anterior. Esse é o pior desempenho para o mês de agosto dos últimos cinco anos, quando o comércio apresentou baixa de -1,06% em 2009.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). No acumulado do ano, as vendas mostraram leve aumento de 0,88% em relação ao mesmo período de 2013.
O resultado demonstra que o varejo se encontra, em grande parte, contaminado por fatores restritivos da conjuntura econômica brasileira e paranaense. É possível destacar a influência, direta ou indireta, da disparada da inflação, taxa de juros Selic mais elevada, PIB em queda, estagnação no mercado acionário e retração industrial, especialmente no setor automotivo.
A desaceleração da atividade econômica também tem afetado o padrão de consumo. O alto índice de endividamento, que alcança nove em cada dez paranaenses, restringe as compras e, por conseguinte, as vendas do varejo.