Comércio vendeu 11% a menos em maio deste ano, em relação a 2017

As vendas no comércio durante o mês de maio deste ano foram menores do que as registradas no mesmo período de 2017. De acordo com levantamento feito pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), a redução foi de 11%.
O número é baseado nas consultas feitas pelos lojistas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e não leva em conta as compras feitas à vista ou com cartões de crédito ou débito. Mesmo assim, é um indicador relevante para medir o desempenho do comércio.
A avaliação do gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, é que a paralisação dos caminhoneiros interferiu diretamente no cenário comercial de Paranavaí. “A falta de abastecimento acarretou na queda. Muitos lojistas não tinham produtos para a venda”, disse.
O comportamento da população também foi afetado pela ação de protesto dos motoristas de caminhão. “O consumidor ficou limitado para fazer deslocamentos”, ponderou Scarabelli.
DIA DAS MÃES – Cabe destacar que a semana que antecedeu o Dia das Mães (comemorado em 13 de maio) foi marcada por números positivos para o comércio de Paranavaí. Foram 7,41% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
CENÁRIO ATUAL – Para o gerente-executivo da Aciap, os resultados da paralisação dos caminhoneiros, entre os quais, a queda nas vendas, revelam um problema a ser resolvido. “Todo o episódio nos remete a realizar uma reflexão profunda do cenário econômico e político que estamos enfrentando”.