Comissão já prepara festividades natalinas

A intenção era fazer grandes investimentos, mas o cenário de crise freou os projetos da Administração Municipal de Paranavaí para as festividades natalinas. Mesmo assim, a decoração e a programação para o final de ano terão novidades em relação a 2014.
Foi o que garantiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli. “Vamos aproveitar a estrutura que utilizamos no ano passado e incrementar. As ações já estão sendo definidas por uma comissão”, afirmou.
O grupo que trata sobre as festividades natalinas é formado por representantes de diferentes secretarias municipais, entidades de classe e empresas. As reuniões estão sendo feitas há cerca de dois meses e ocorrem quinzenalmente.
De acordo com Scarabelli, uma nova casa será adquirida para Papai Noel – com 58 metros quadrados, será instalada no pátio da Prefeitura de Paranavaí e terá espaço para uma decoração interna especial, inclusive com um local destinado à montagem do presépio.
O desfile que marcará a chegada do Bom Velhinho à cidade terá a participação de natalinos e a representação do nascimento do Menino Jesus. A novidade deste ano ficará por conta do resgate à história de Paranavaí. O dia do evento ainda não está definido.
Além dos equipamentos utilizados para enfeitar o centro da cidade no ano passado, outros itens serão comprados pela Administração Municipal até o início das comemorações. A decoração estará nos pórticos e nas praças públicas – a ideia é que a Praça da Xícara e o Estádio Municipal Waldemiro Wagner também fiquem iluminados.
Outro ponto que está sendo estudado é o fechamento do trecho da Rua Getúlio Vargas em frente ao Paço Municipal, todos os dias. Se for possível, o espaço será aproveitado para disponibilizar serviços para a comunidade e brinquedos para as crianças.
Essas e outras propostas deverão custar pouco mais de R$ 112 mil para os cofres públicos. O dinheiro será para a contratação de uma empresa que ficará responsável pela montagem de toda a estrutura, além da compra de itens de decoração e iluminação, a aquisição de produtos para o show pirotécnico e a montagem do palco para as apresentações culturais.
Antes, a organização e a logística eram basicamente custeadas pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), por meio de repasses feitos pela Administração Municipal. Mas uma decisão do Tribunal de Contas proibiu as subvenções para entidades de classe, como é o caso da Aciap. “O Município absorveu essa responsabilidade”, explicou Scarabelli.
Segundo o secretário, o objetivo é tornar as festividades natalinas mais atrativas a cada ano. Assim, pessoas de outras cidades se deslocarão para cá, com o intuito de assistir às apresentações e apreciar a decoração. Ao mesmo tempo, se sentirão estimuladas a comprar no comércio, o que fortalecerá a economia local.
COMISSÃO – O grupo que estuda as ações para o Natal de 2015 é formado por representantes das seguintes entidades e empresas: Administração Municipal, Aciap, Sanepar, Senac, Sesc, Conselho Municipal de Turismo, Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), Médicos do Humor, Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), Coca-Cola e Viação Cidade Paranavaí (VCP).