Comitê 9840 alerta sobre corrupção eleitoral

As visitas a escolas de Paranavaí continuam: advogados estão conversando com alunos sobre a importância do voto consciente. A ação faz parte do cronograma do Comitê 9840, formado, entre outros objetivos, para alertar a população sobre corrupção eleitoral e fortalecer a democracia.
A iniciativa é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e faz referência à legislação que dispõe sobre crimes eleitorais e punições para corruptos e corruptores. Em Paranavaí, as atividades tiveram início nesta semana.
O estabelecimento de ensino visitado na manhã de ontem foi o Colégio Estadual de Paranavaí. Dezenas de alunos se reuniram e conversaram com a equipe do Comitê 9840 sobre eleições, funções dos parlamentares, votos válidos e práticas irregulares de candidatos durante as campanhas políticas.
Na quarta-feira, o Colégio Estadual Flauzina Dias Viegas abriu espaço para as explicações. Na ocasião, os estudantes também receberam panfletos que apontam o que é corrupção eleitoral e o que configura compra de votos.
Outro assunto abordado durante as visitas diz respeito ao aplicativo “OAB Voto Legal”, que permite aos cidadãos fazer denúncias utilizando o telefone celular. As situações informadas pelo aplicativo devem ser acompanhadas por provas (texto, imagem, áudio ou vídeo) e serão encaminhadas para as autoridades competentes.