Comitê de Combate à Dengue se reúne para definir ações em Paranavaí

O Comitê Municipal de Combate à Dengue se reúne hoje para definir as estratégias que serão adotadas durante os mutirões programados para os dias 1º a 6 de setembro. O objetivo é trabalhar em duas frentes: limpeza de quintais e terrenos baldios e orientação para os moradores.
O diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, explicou que os locais de atuação das equipes serão escolhidos de acordo com os resultados obtidos no último Levantamento do Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (Lira), concluído no final de julho.
De acordo com os números registrados pela equipe da Vigilância em Saúde, Paranavaí está com índice de infestação de 1,1%, metade do percentual encontrado no Lira anterior. O Ministério da Saúde estabelece 1% como máximo tolerável.
A preocupação de Fadel em relação ao resultado do Lira é que as visitas às residências foram feitas em período de pouca chuva e baixas temperaturas. Com o fim do inverno se aproximando, a quantidade de focos de larvas do mosquito transmissor da dengue pode crescer consideravelmente.
Atualmente, os agentes da Vigilância em Saúde encontram, em média, cinco focos do Aedes aegypti. A maioria está nos quintais residenciais, em baldes, pneus, vasos de plantas e no lixo descartado de maneira incorreta. “Precisamos reforçar o trabalho de conscientização dos moradores”, disse Fadel.
SERVIÇO – A reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue está programada para começar às 8h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).