Comitê vai definir estratégias de combate ao mosquito em Paranavaí

Integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue se reunirão na próxima terça-feira, na sede da Vigilância em Saúde de Paranavaí, para definir as ações que serão desenvolvidas nas próximas semanas.
A intenção é apresentar a situação atual de Paranavaí em relação a dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A partir daí, representantes de diferentes segmentos da sociedade traçarão estratégias de combate ao mosquito.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, foram confirmados 139 casos de dengue desde 1º de janeiro até a tarde de ontem. Mesmo sendo considerado um número baixo, “a hora de cuidar é agora”.
Fadel Filho afirmou que a preocupação aumenta com a proximidade das festas de final de ano. É que nesta época do ano, Paranavaí recebe muitos visitantes, e “as pessoas de fora podem trazer vírus”, explicou o diretor da Vigilância em Saúde.
Ele também alertou os lojistas quanto ao descarte de embalagens plásticas e isopor. “Não descartar no fundo da loja, nem colocar de maneira irregular nas calçadas”. O ideal, explicou é deixar o descarte para os dias de coleta de lixo.
A mesma orientação vale para os moradores: não jogar resíduos sólidos e lixo doméstico em terrenos baldios e fundos de vale. Esses objetos podem acumular água, proporcionando as condições ideais de reprodução para o Aedes aegypti.