Como a imagem chegou a Paranavaí
Num dos trechos do livro frei Ulrico Goevert explica como São Sebastião foi consagrado padroeiro de Paranavaí. Relatava ele em 1957, seis anos depois de tomar posse como vigário da paróquia:
“O padroeiro de Paranavaí é São Sebastião. Pelo fato de ser realmente vantajoso, quero contar o porquê de São Sebastião ter se tornado padroeiro da igreja e como a sua imagem chegou aqui.
Quando, em 1944, os primeiros colonos se instalaram em Paranavaí, trouxeram consigo também alguns animais, principalmente cabras e porcos. Pouco tempo depois de os colonos terem começado a criação de animais em grande escala chegou a peste e dizimou um grande número de porcos. Na sua grande aflição os camponeses chegaram à conclusão de que deviam fazer uma promessa: se Deus os livrasse da peste suína, eles fariam de São Sebastião o padroeiro da futura igreja. A peste realmente acabou e o povo cumpriu o prometido. Um deles (segundo se conta quem doou a imagem foi Genaro Pienaro) foi a São Paulo com, caminhão e trouxe de lá a estátua de São Sebastião. Ela é de gesso e mede aproximadamente 1m30. Na casa do agricultor ficou guardada a imagem até a construção da primeira capela.
Durante o período em que a igreja esteve sem telhado as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora das Dores ficaram na casa paroquial. As outras imagens forma levadas para as casas dos fieis. Após uma busca encontrei ainda as imagens de Nossa Senhora de Medianeira, São José, Santa Terezinha e Santo Antonio de Pádua. Eu as levei todas de volta para a igreja. Isto demonstra que o brasileiro é um grande venerador dos santos”.
Oração a São Sebastião
Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor a Deus.
Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhes por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado, que é o nosso maior de todos os males.
Assim seja!