Comunidade às margens do Rio Paraná assiste pré-lançamento de curta sobre a Apa Federal
Os moradores de Porto São José, Distrito de São Pedro do Paraná, acompanharam com curiosidade a movimentação com equipamentos, mesas, cadeiras, tochas e a instalação de um telão nas areias do Rio Paraná.
“Vai ter algum show?”, perguntou um daqueles que passavam pela orla do Porto. “Hoje tem cinema no rio” respondeu alguém da equipe organizadora. Era tarde do último dia 16 de fevereiro, dia do pré-lançamento do curta-metragem “Rio Paraná: Mosaico da Conservação”.
O sol se escondia no horizonte do Rio Paraná quando começou a sessão. Moradores da comunidade ribeirinha, políticos da região e conselheiros da APA (Área de Proteção Ambiental) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná tiveram a oportunidade de assistirem a si mesmos na telona.
O filme pretende replicar a forma de gestão da APA, que envolve uma profunda relação de gestão compartilhada com municípios e Consórcios Intermunicipais, integrada com outras Unidades de Conservação ao longo do Rio Paraná e participativa, especialmente pelo maior Conselho de Gestão de Unidade de Conservação do país.
A escolha pelo cinema nas margens do rio teve como objetivo a promoção da APA junto à comunidade ribeirinha e a valorização dos parceiros. “Temos uma cultura de reconhecimento público e valorização daqueles que estão envolvidos com a conservação do Rio Paraná”, explicou o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, que também deu como exemplo o Coripa, Consórcio Intermunicipal que atuou diretamente na produção do filme.
O pré-lançamento foi feito com exclusividade à comunidade ribeirinha e no dia 6 de março o filme será amplamente divulgado nas redes sociais, enviado às prefeituras com Unidades de Conservação em seus territórios e aos gestores destas áreas protegidas.
Segundo a bióloga, analista ambiental do Coripa e uma das produtoras do curta, Letícia Nunes Araujo, a criatividade e a troca de experiências é fundamental para proteção da natureza. “São tempos difíceis para a conservação. Por isso queremos muito dividir com todos o nosso jeito de trabalhar no Rio Paraná”.
O lançamento do curta-metragem se dá um ano após o 2º Seminário de Boas Práticas em Unidades de Conservação, ambos promovidos pelo ICMBio e pelo IPE com o apoio da Fundação Gordon e Betty Moore. O seminário, e agora o filme, tem por objetivo valorizar, divulgar e multiplicar ações positivas no âmbito da administração de áreas protegidas no Brasil. A gestão da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná foi elencada como uma das experiências de sucesso no país.
O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Pedro do Paraná, Fábio Junior Vieira enfatizou que é um motivo de muito orgulho o município receber um evento dessa grandeza e que faz parte do planejamento da gestão atual, sediar eventos assim, para contribuir com a divulgação da importância desta Unidade de Conservação para toda Comunidade.