Comunidade de Porto Rico se reúne para criar o Conselho de Segurança

A população de Porto Rico (101 km de Paranavaí) está se unindo para criar o Conselho Segurança (Conseg). Na última semana foi realizada uma reunião para definir os detalhes da fundação da entidade e outra reunião está agendada para o mês de janeiro para aprovação do estatuto e a eleição dos membros da diretoria.
De acordo com o prefeito de Porto Rico, Evaristo Ghizoni Volpato (PTB), com a criação do Conseg a população passará a ter voz ativa e uma entidade onde buscar solução dos problemas de segurança pública.
“Hoje temos um bom contato com o comandante da Polícia Militar e com o delegado da Polícia Civil de Loanda. Porém, com a criação do Conseg, a população terá um órgão legítimo para fazer reivindicações”, disse o prefeito.
Na última reunião, participantes definiram que, com a criação do Conselho, será trabalhada a instalação de um sistema de videomonitoramento na cidade com no mínimo 10 câmeras. A ideia é de ter uma central em Porto Rico e outra na sede da 3ª Companhia Independente (3ª CIA), em Loanda.
O prefeito lembra que na cidade há aproximadamente três mil moradores, com residência fixa, porém, em datas festivas a cidade recebe público superior a 20 mil pessoas, como ocorre em feriados prolongados e no período de férias, como no final de ano.
“Como existe uma rotatividade grande de turistas, acredito que esse sistema de vigilância será importante para manter a ordem e auxiliar as autoridades da segurança pública”, concluiu Volpato.