Comunidade escolar avalia reforma do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) emitiu uma nota informando que as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física serão mantidas em toda a rede de ensino do Paraná. No entanto, esse posicionamento a respeito da Medida Provisória 746, do Governo Federal, não acalmou os ânimos da comunidade escolar.
Em Paranavaí não foi diferente. Os alunos ocuparam, na terça-feira, o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. Paralelamente, estudantes de outras instituições estão se manifestando contra a reforma do Ensino Médio. As mudanças incluem, ainda, a implantação da educação em tempo integral.
Com o objetivo de esclarecer alguns pontos polêmicos da Medida Provisória e ampliar o debate sobre as propostas do Governo Federal, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí reuniu grupos de professores, alunos, pais e conselhos escolares. O seminário se estendeu por todo o dia.
“Ficamos inseguros diante das mudanças”, disse Aparecido Francisco Juvenal, diretor do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, em Mirador. Ele participou do seminário e avaliou de forma positiva o debate proposto pelo Governo do Estado. “Acho importante ouvir toda a comunidade escolar.”
Para o chefe do NRE, Pedro Baraldi, a leitura mais aprofundada da Medida Provisória e as discussões sobre as mudanças propostas contribuem para melhorar a rede estadual de ensino. “Vamos sistematizar as decisões tomadas aqui e encaminhar para a Secretaria [de Estado da Educação]”, garantiu.
Ele destacou que as decisões passarão pelo crivo do Conselho Estadual de Educação e não serão impostas. Disse, também, que não há tentativas de fortalecer o ensino privado em detrimento do sistema público, já que as regras valeriam para os dois segmentos.

Alunos mantêm ocupação em escola de Paranavaí
Na manhã de terça-feira, os alunos ocuparam o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Unidade Polo, em Paranavaí. O protesto, que não tem prazo para terminar, é contra a Medida Provisória 746, do Governo Federal, que propõe mudanças no Ensino Médio.
Ontem, os estudantes contaram que durante esses dias de ocupação, realizaram atividades esportivas e debates sobre as mudanças no sistema educacional. Também assistiram a palestras. Enquanto isso, fazem revezamento para manterem a escola limpa e segura.
De acordo com os ocupantes da Unidade Polo, a manhã desta sexta-feira terá manifestação em Paranavaí. Estudantes de algumas escolas da cidade se reunirão em uma passeata que seguirá até a sede do Núcleo Regional de Educação (NRE). A movimentação também será contra a Medida Provisória.
O chefe do NRE de Paranavaí, Pedro Baraldi, informou que até à tarde de ontem apenas a Unidade Polo estava ocupada pelos estudantes, considerando as 46 escolas estaduais dos 21 municípios da região.