Comunidade escolar se posiciona contra a reforma do Ensino Médio
Representantes da comunidade escolar se reuniram na última quinta-feira (13) na sede do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, com o objetivo de avaliar a Medida Provisória (MP) 746, do Governo Federal, que propõe a reforma do Ensino Médio. Após as discussões, durante o seminário, se posicionaram contra as mudanças.
Diretores, professores, alunos, pais, participantes de grêmios estudantis e integrantes de conselhos escolares ficaram o dia todo analisando e debatendo os termos da MP 746. A mesma atividade foi realizada em outras regiões do Paraná, seguindo uma recomendação do Governo do Estado.
O chefe do NRE de Paranavaí, Pedro Baraldi, informou que todos os apontamentos feitos pela comunidade escolar serão compilados e encaminhados para a Secretaria de Estado da Educação. De lá, serão levados para o Ministério da Educação.
Segundo Baraldi, a maioria dos participantes disse não concordar com o pouco tempo dedicado às discussões para a implantação da reforma do Ensino Médio. A comunidade escolar também questionou o fato de as mudanças ocorrerem com base em uma Medida Provisória.
O chefe do NRE de Paranavaí fez questão de frisar que o Governo do Estado já tinha se manifestado contra um dos pontos mais polêmicos do texto: a retirada de algumas disciplinas (Educação Física, Artes, Sociologia e Filosofia) da grade curricular do Ensino Médio.