Comunidade se despede de Dom Rubens

A comunidade de Paranavaí e região se despediu ontem do bispo emérito Dom Rubens Augusto de Souza Espínola, que morreu na madrugada de anteontem, em casa, aos 89 anos.
A cerimônia de sepultamento contou com a participação de religiosos de outras regiões, padres da Diocese e uma multidão de fiéis. Familiares, amigos e fiéis foram dar o último adeus, em cerimônia na Catedral Maria Mãe da Igreja.
Seus exemplos de simplicidade foram destacados como marca do homem que construiu uma história de trabalho e foi merecedor do respeito de todos.
O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, celebrou a última missa do dia em homenagem ao bispo emérito. Na sua homilia, disse que mais do que saudade, é preciso levar o testemunho de Dom Rubens, seus exemplos e caridade.
Bispo da Diocese de Paranavaí até agosto deste ano, Dom Geremias Steinmetz, atual arcebispo de Londrina, falou da generosidade de Dom Rubens e como se utilizou dos seus ensinamentos para liderar a Diocese. “Vá em paz, lutador da fé”, resumiu Steinmetz.
Arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedauto recordou os tempos de seminarista ao lado de Dom Rubens, ainda na década de 1940, a partir de 1947. “Foi um grande amigo, um grande pastor”, destacou, complementando que admirava a fé e a paciência demonstradas pelo religioso durante a sua vida. Estava muito emocionado.
O administrador diocesano, Padre Sílvio César Pereira, citou as várias mensagens de condolências recebidas. Destacou três, dentre elas, da Paróquia de São Carlos (SP); do padre Robson de Oliveira Pereira, de Goiás – Associação dos Filhos do Pai Eterno; além da mensagem de Dom Sérgio Aparecido Colombo, ex-bispo de Paranavaí (de 2004 a 2009) e atual bispo de Bragança Paulista (SP).
Dom Sérgio falou em sua mensagem das conversas que teve com Dom Rubens e de como o bispo emérito o ajudou no exercício do ministério na região de Paranavaí. Citou ainda os testemunhos de fé do religioso, lamentando a impossibilidade de participar da cerimônia.
Após a cerimônia no interior da Igreja, sacerdotes e fiéis saíram em procissão entoando cânticos, apesar da chuva fina. Logo depois, com a presença de familiares e amigos, o corpo de Dom Rubens Augusto de Souza Espínola foi sepultado na cripta da Catedral.
DATAS IMPORTANTES – Nascido em 08 de junho de 1928, Dom Rubens foi ordenado padre em 08 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981. Completou, portanto, 64 anos de sacerdócio e 36 de episcopado.
No dia 8 de dezembro de 1985, tomou posse como bispo diocesano de Paranavaí, sucedendo a Dom Benjamin de Souza Gomes. Permaneceu na função até o dia 1º de fevereiro de 2004, quando se aposentou. Desde então, optou por uma vida discreta, mantendo a forma humilde que o caracterizou por toda a vida.