Concluir Unidade Morumbi e UTI, metas da diretoria da Santa Casa

A diretoria da Santa Casa de Paranavaí elegeu como prioridades para o biênio 2018/2020 concluir a Unidade Morumbi, equipá-la e colocá-la em funcionamento, e terminar a nova UTI da Unidade Central, com 13 leitos, que está em construção na parte frontal do hospital, onde era o estacionamento.
A informação é do presidente Renato Augusto Platz Guimarães logo após ter seu mandato renovado, com sua diretoria, para mais uma gestão. A eleição aconteceu esta semana e a posse é automática.
De acordo com Guimarães, a conclusão destas obras vai depender muito da ajuda da sociedade. “Em relação à Unidade Morumbi as expectativas são muito boas. As negociações com o governo do Estado e Federal estão bem encaminhadas para a conclusão das obras físicas e aquisição dos equipamentos”, diz o presidente.
Já em relação à nova UTI, a conclusão vai depender muito da ajuda da sociedade. “O custo da obra está estimado em R$ 3,5 milhões. Temos apenas cerca de 20% destes recursos, que conseguimos graças às promoções realizadas em comemoração aos 60 anos do hospital”, diz Guimarães.
Para equipar e garantir a manutenção da Unidade, a Santa Casa já tem os caminhos, através do Governo do Estado, que vai adquirir os equipamentos e comprar serviços até a homologação pelo SUS. “Mas para as obras físicas vamos depender da ajuda da sociedade. Agora com o mandato renovado vamos iniciar já algumas promoções com este objetivo”, enfatiza o presidente.
A expectativa da diretoria da Santa Casa é de que com a nova unidade hospitalar e de terapia intensiva, Paranavaí alcance um novo patamar em saúde. A nova estrutura permitirá que o hospital amplie alguns serviços e passe a oferecer outros, entre os quais atendimento de oncologia e hemodinâmica.
Segundo o diretor-geral do hospital, Héracles Alencar Arrais, com mais leitos hospitalares e de UTI, a Santa Casa poderá pedir credenciamento de alta complexidade para novas especializações. “A alta complexidade remunera melhor o hospital, que tem mais recursos para investimentos, oferecendo um ganho direto para a população. Ou seja ganha o hospital, ganha o médico e ganha a população”, explica ele.

A DIRETORIA

A diretoria que renovou o seu mandato tem no seu conselho superior o presidente Renato Guimarães; vice-presidente: Paulo Sérgio de Abreu Pierin; tesoureiro: Antônio Batista da Silva; 2º tesoureiro: Henrique Garcia Cordobé; secretário: Rafael Cargnin Filho; e 2º secretário: Hélio Garcia Martins.
Os suplentes são Roberto Carlos de Almeida Silva, Ginez Romera Plaza Filho, Osvaldo Benedito Buniotti e Valdenir Mechia.
O Conselho Fiscal tem como membros efetivos Maurício Gehlen, Michael Heckmann e Carlos Shinzo Makino, e como suplentes Félix Renato Muller, Jorge Luiz Canezin e Toshie Hamamura Yamakawa.