Confirmados reitor e vice-reitor, expectativa é pela data da posse

Confirmada a nomeação (via decreto governamental de 28 de dezembro de 2012), reitor e vice-reitor vivem a expectativa pela data da posse para o primeiro mandato da Universidade Estadual do Paraná – Unespar. A instituição congrega sete faculdades isoladas, dentre elas, a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí – Fafipa.
A nomeação manteve o resultado da consulta acadêmica, realizada no mês de novembro, vencida pela chapa encabeçada pelo professor Antonio Carlos Aleixo, diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), tendo na vice o diretor da Fafipa, Antonio Rodrigues Varela Neto.
Com a confirmação desse novo momento, permanece a dúvida sobre o local da sede da reitoria. Paranavaí e Campo Mourão pleiteiam o benefício através das suas autoridades e lideranças. No entanto, o Conselho Universitário optou pela sede em Curitiba e, qualquer alteração, se dará politicamente. A decisão é do governador Beto Richa.
Para assumir o cargo de vice-reitor, Varela deixará a direção da Fafipa, sendo substituído pela atual vice-diretora, professora Luzia Bana. Varela entende que haverá um período de transição por questões administrativas.
Luzia Bana permanece no cargo até o fim do mandato, em 21 de maio de 2013. Antes, dia 7 de maio, haverá nova consulta acadêmica para definir o nome do futuro diretor.
A Fafipa está em recesso, mas a consulta deverá figurar na pauta ainda neste mês. O grupo liderado por Varela vai apresentar um candidato, sem perder de vista a possibilidade de consenso. Informalmente surge o nome do professor Elias de Souza Júnior, do Colegiado de História.
Antes de assumir a vice-reitoria, Varela já tem um desafio importante para a Fafipa: viabilizar o Curso de Direito, proposto desde 2011, mas sem concretização. Ele se mostra otimista e não descarta incluir o novo projeto já para o vestibular de inverno.
A Fafipa é a maior das faculdades isoladas que agora compõem a universidade. Ela tem 2.381 alunos em 11 cursos de graduação, além de outros 300 fazendo pós-graduação no campus, sem contar os mais de dois mil alunos de especialização nos estados do Paraná e de Santa Catarina. O orçamento anual chega aos 14 milhões ao ano. Já a Unespar deverá ter orçamento total na casa dos R$ 80 milhões.  
Além da Fafipa e da Fecilcam, fazem parte da Unespar a Escola de Música e Belas Artes (Embap), de Curitiba; Faculdade de Artes do Paraná (Fap); fazem parte da Unespar: Escola de Música e Belas Artes (Embap), de Curitiba; as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e de União da Vitória (Fafiuv); e a Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).