Conheça algumas regras para o dia de votação

No próximo domingo, 28 de outubro, os brasileiros participarão do segundo turno das eleições. No Paraná será preciso votar apenas uma vez, para escolher os candidatos a presidente e vice-presidente. As regras para participar do pleito são as mesmas do primeiro turno.
É permitido aos eleitores fazer manifestações de apoio ao candidato, desde que seja individual e silenciosa. Podem utilizar bandeiras sem mastro, broches e adesivos. Camisetas também estão liberadas. Mas é importante destacar que todos os itens são proibidos para fiscais e mesários.
O eleitor não pode utilizar equipamentos eletrônicos na cabine de votação: telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras ficam proibidos. Assim, os eleitores não farão imagens e preservarão o aspecto sigiloso do voto.
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício informou que qualquer tipo de descumprimento das normas será relatado ao Ministério Público para que tome as providências cabíveis.
E-TÍTULO – Quem baixou o aplicativo da Justiça Eleitoral para identificação deve apresentar ao mesário e depositar o celular em uma mesa enquanto estiver na cabine de votação. Ao final, o aparelho será devolvido ao dono.
O e-Título está disponível para equipamentos com sistema iOS e Android. Assim que o aplicativo é instalado, o usuário preenche os campos de informações e recebe uma versão digital do Título de Eleitor, não sendo necessário apresentar documentos impressos.
JUSTIFICATIVA – Quem não estiver no domicílio eleitoral e, por isso, não puder votar deverá se dirigir a uma seção eleitoral para justificar a ausência. Mesmo nesse caso é necessário apresentar documento oficial com foto ou o e-Título.