Conselheiro pede união em torno de soluções para os problemas da saúde

O conselheiro Arnold Victor frisou em reunião, ontem, da necessidade Conselho Municipal de Saúde e o Governo Municipal caminharem unidos em busca de soluções para os problemas na área da saúde de Paranavaí. “Se houve problemas no passado vamos esquecer e vamos pensar no futuro”, disse ele.
O presidente do Conselho, Adilson Francisco, concorda: “o Conselho e a Prefeitura estão do mesmo lado e têm os mesmos objetivos: levar um serviço de qualidade à população. Então devemos tratar estratégias em comum acordo”.
Nos próximos dias, o Conselho deverá encaminhar ao prefeito Rogério Lorenzetti as conclusões da 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 18 e 19 de outubro, para sua homologação. Esse assunto foi discutido em reunião, ontem, entre Adilson Francisco, e os conselheiros Waldur Trentini, Arnold Luiz Victor e Ângela Maria Souza Poltronieri, com os secretários municipais Nivaldo Mazzin (Governo), Agamenon Arruda de Souza (Saúde) e Jorge Roberto Pereira da Silva (Comunicação Social).
Na reunião, boa parte do tempo foi dedicada à discussão sobre uma portaria do Ministério da Saúde que trata da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Esta portaria prevê, entre outras ações que, “em cada serviço de saúde deverá constar, em local visível à população: I – Nome do responsável pelo serviço; II – Nome dos profissionais; III – Horário de trabalho de cada membro da equipe, inclusive do responsável pelo serviço; e IV – ações e procedimentos disponíveis”.
Tanto os conselheiros como os secretários concordaram que a adoção destas placas informativas seria um grande avanço. “Vai dar transparência a nosso serviço”, reconheceu o secretário Agamenon Arruda.
SERVIÇO DE QUALIDADE – O secretário de Saúde, Agamenon Arruda, disse que o desejo do prefeito Rogério Lorenzetti é avançar cada vez mais nesta área. Afirmou que o orçamento para 2014 reserva o maior volume de recursos justamente para a saúde. “Claro que há limites. Mas vamos otimizar a aplicação destes recursos de forma a levar um serviço de qualidade à população”, destacou Agamenon.
O conselheiro e advogado Waldur Trentini disse da necessidade de se unir esforços no sentido de que o Governo do Estado e a União assumam suas responsabilidades no fornecimento de medicamentos que são de sua competência.
“O ideal seria que o Estado assumisse sua responsabilidade sem necessidade de acionar o Judiciário para o fornecimento de medicamentos”, disse ele.
Levantamento recente mostra que a Prefeitura de Paranavaí já gastou cerca de R$ 400 mil nos últimos anos na aquisição de medicamentos que são de responsabilidade do Governo do Estado ou da União. A Administração Municipal entrou com ação na justiça para ser ressarcida destes gastos.
Ao final do encontro, o secretário Nivaldo Mazzin considerou a reunião como muito produtiva. “Estamos no caminho certo, do diálogo, do respeito e na busca conjunta de melhorar os serviços de saúde”, ressalto o secretário de Governo.
Ele adiantou que vai agendar para os próximos dias a reunião para a entrega ao prefeito Rogério das conclusões da Conferência da Saúde, quando novos assuntos serão tratados. Mazzin adiantou que na próxima reunião deverão ser convidados representantes do Ministério Público Estadual e Federal.
“Vamos agir com transparência e é importante a participação do Ministério Público, acompanhando as ações e dando as orientações”, completou o secretário.