Conselho e Secretaria autorizam mais vagas para internamentos

A população de Paranavaí pode contar já com mais vagas para internamentos e tratamentos nas áreas de ortopedia, vascular, urologia, otorrinolaringologia e clínica.
O Conselho de Saúde aprovou ontem, em Reunião Extraordinária, a autorização para que a Secretaria Municipal de Saúde firme compromisso com unidade de saúde da região para disponibilizar vagas para internamento e tratamento.

REUNIÃO URGENTE
O pedido para que o Conselho apreciasse a solicitação para obter mais vagas em hospitais da região foi feito na noite de anteontem pelo secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, durante a reunião do Conselho, realizada no Centro de Eventos, onde o Município prestou contas das ações e metas da saúde.
“Entendemos que o pedido é importante e urgente e por isso decidimos realizar reunião extraordinária urgente”, assinalou o presidente do Conselho, advogado Waldur Trentini.
A reunião ocorreu às 16h de ontem e os Conselheiros aprovaram o pedido por unanimidade.
Waldur lembrou ainda que o Conselho “continuará na luta para que o atendimento seja em Paranavaí, pois essa solução de enviar pacientes para a região não é a melhor opção, mas é a opção possível atualmente”.
Trentini registrou que em “alguns casos o Conselho tem constatado que o custo do transporte de paciente é maior que o custo do tratamento”, e que “esses recursos poderiam ser economizados se o atendimento fosse na cidade”.
Com esse pedido do Município, pacientes de Paranavaí passarão a ser atendidos em Astorga, “mas a qualquer tempo o atendimento pode retornar a Paranavaí”, garante o secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, em ofício enviado ao Conselho.
Waldur registra que “a Secretaria de Saúde tem buscado caminhos para que mais atendimentos sejam feitos aqui mesmo em Paranavaí”.

ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO
Durante a Reunião do Conselho na noite de anteontem, o secretário Agamenon Arruda de Souza comunicou que a Secretaria vai ampliar também o atendimento oftalmológico e os pacientes que aguardam as consultas serão atendidos, cuja ação ocorre devido a um convênio estabelecido com o Estado do Paraná, que passará a destinar recursos também para o atendimento oftalmológico.