Conselho sugere gincana estudantil para divulgar prevenção à dengue

A dengue se espalhou pela cidade e não dá indícios de recuar a curto prazo. Por conta disso, o Conselho Municipal de Saúde de Paranavaí está sugerindo algumas medidas de combate e de prevenção. Uma delas envolve os estudantes e, por consequência, suas famílias.
Trata-se de uma gincana, antecipa o presidente Adilson Francisco. Esse foi um dos temas da reunião de anteontem à noite, na sede do Sindicato Rural.
Francisco detalha que a ideia é oferecer prêmios para os vencedores, uma forma de estipular a participação. Além da conscientização, a gincana dará efeito prático, já que um dos objetivos é recolher entulho dos bairros. A atividade deverá ser organizada na volta às aulas, em fevereiro.
A retirada de objetos que acumular água é uma das armas de enfrentamento. Tanto que a cidade promoveu um arrastão no último sábado e promete novas edições. A ideia da gincana será amadurecida, devendo contar com parceiros locais, antecipa o presidente.
Ele ainda opina ser importante a participação de todos os setores da saúde no enfrentamento. Uma das sugestões do conselho é aproveitar todos os agentes comunitários de saúde (ACS) na missão. Atualmente são 107 funcionários em Paranavaí.
Já colaboradores específicos de enfrentamento a endemias são 24 agentes. Ideal seria uma equipe de pelo menos 50 funcionários, alerta Francisco, complementando que a participação dos demais pode ajudar a suprir a diferença neste momento emergencial. Quanto mais residências visitadas e focos eliminados, menos  dengue haverá na cidade, analisa.
Ainda no encontro dos conselheiros anteontem, o município apresentou as contas do primeiro quadrimestre de 2012. Caberá ao conselho a análise dessas contas e emitir parecer. As contas são apresentadas a cada quatro meses e o parecer envolve os 12 meses do ano. Lideranças da Secretaria Municipal de Saúde também participaram da reunião, dentre elas, o secretário Agamenon Arruda de Souza e a ex-secretária Selma Weber.