Continua expectativa pela divulgação do secretariado

Nos próximos dias o prefeito Rogério Lorenzetti deverá divulgar a equipe de secretários para iniciar o segundo mandato (posse em 1º de janeiro). Ele aguardava a entrada em votação da reforma com criação de três novas secretarias, o que deve acontecer a partir de amanhã.
Embora oficialmente tenha confirmado apenas a manutenção de Osmar Wessler na Secretaria de Agricultura e de Aparecida Gonçalves na Educação, a expectativa é de poucas alterações em relação ao time que está concluindo o mandato. Lorenzetti é o primeiro prefeito reeleito da história de Paranavaí.
Interlocutores confirmam a tendência de poucas mudanças e até arriscam onde as mesmas deverão ocorrer. Uma dessas alterações, caso confirmada, deve dar polêmica. Trata-se da Fundação de Esportes – Fespar, que pelo projeto de alteração da estrutura administrativa, passará a ser Secretaria de Esporte e Lazer.
Atual presidente da Fespar, o professor de educação física Paulo Franzini conta com a simpatia de associações e equipes esportivas que querem a sua permanência e prometem até um abaixo-assinado. No entanto, o primeiro suplente de vereador, Márcio Gonçalves, estaria cotado para assumir o posto.
A expectativa também é por mudanças na saúde, pasta ocupada interinamente pela servidora de carreira, Selma Weber. O ex-vereador do PMDB, Agamenon Arruda de Souza, é cotado para esse posto.
O atual presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, deve compor o primeiro escalão. Seu nome surge como opção na Secretaria de Governo, a ser criada na reforma. Também gera expectativa a escolha de nomes para a Administração Pública, Patrimônio Público e Trânsito.
Os cargos de diretoria geram igual expectativa, já que poderão ser ocupados por nomes conhecidos da política. A Ouvidoria, por exemplo, atualmente ocupada pelo ex-vereador Cláudio Porfírio de Deus, poderá ter à frente em 2013 o ex-vereador Everaldo Tatinha Avelar.
Como a escolha faz parte de um processo de negociação envolvendo os partidos da base aliada do prefeito (14 no total), as expectativas podem se confirmar ou não. No entanto, ontem eram tidas como “muito concretas” pelas pessoas consultadas, cujos nomes preferem não divulgar.