Contrato do radar móvel vai ser renovado pela Prefeitura
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí divulgou que o contrato de serviço do radar móvel vai ser renovado. O fim do radar móvel foi uma promessa de campanha do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.
O prefeito explicou através de sua assessoria de imprensa que a frota de veículos cresceu muito em Paranavaí, e “não é viável ficar sem radar, portanto, vamos renovar o contrato com o radar móvel por um curto período de tempo”.
Carlos Henrique lembrou sua promessa de campanha de acabar com o radar. “Tenho um compromisso com a população de tirar o radar móvel das ruas, e mantenho aqui a minha palavra. Na campanha, não dei prazo para isso se concretizar”, disse o prefeito.
Segundo o diretor da Diretoria de Trânsito (Ditran), Rogério Clemente, o radar móvel só vai operar nos pontos de trânsito onde foi constatado grande número de acidentes. E os locais serão sinalizados com placas de aviso.
“Queremos que os motoristas criem o hábito de andar dentro dos limites de velocidade em todas as vias do município. Mas enquanto houver pessoas que não respeitam as leis de trânsito, é necessário ter rigor na fiscalização para que todos respeitem os limites e não coloquem pessoas em risco. Precisamos ter o radar para ter mais segurança”, ressaltou.
Técnicos da Prefeitura querem implantar o Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. O projeto é um planejamento de trânsito, que contempla ações nas vias para melhorar o fluxo de carros, a implantação de semáforos e radares fixos, além de segurança nas faixas de pedestres.
O plano é uma exigência do Governo Federal. A Lei 12.587/2012 determina que toda cidade com mais de 20 mil habitantes deve ter o seu Plano de Mobilidade Urbana definido. Os municípios têm até 2019 para colocar esse plano em prática.
Para o engenheiro da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Cássio Peron, é preciso ter mecanismos que ajudem a controlar as infrações de trânsito.
“O radar é realidade em todas as cidades de porte médio e grande. É um mecanismo funcional para conter acidentes e melhorar a segurança da população. Visa dar segurança aos usuários das vias, principalmente aos pedestres, por isso a importância de reduzirmos a velocidade de tráfego nas vias coletoras e arteriais, que são as ruas de ligação entre os bairros”, afirmou.