Contribuintes podem fazer doação para Associação de Atletismo de Paranavaí

Aproximadamente 150 crianças e adolescentes participam dos projetos desenvolvidos pela Associação de Atletismo de Paranavaí. Além de prepará-los para competições em todo o Brasil, as atividades têm outro objetivo. “É uma ação social”, diz o presidente Leandro Lopes.
Ele conta que a entidade está apta para receber a doação de contribuintes que precisam fazer a declaração do Imposto de Renda. O dinheiro repassado a instituições assistenciais é deduzido do valor devido, repassado para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e depois é repassado para projetos sociais.
No caso da Associação de Atletismo de Paranavaí, o repasse de recursos seria um complemento à subvenção garantida pela prefeitura. O dinheiro doado pelos contribuintes será aplicado, por exemplo, nas viagens dos atletas para competições em outras cidades e na compra de lanches para depois dos treinamentos.
O presidente da associação explica que existem dois projetos voltados para a formação de atletas, um deles desenvolvido no Colégio Estadual de Paranavaí e o outro na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Unespar/Fafipa). Os participantes têm de 10 a 20 anos de idade.
DEDUÇÃO – Quem faz doações para instituições assistenciais pode deduzir até 6% do valor do Imposto de Renda. No caso de empresas, o índice máximo é de 1%. O contribuinte vai até a entidade que deseja ajudar, preenche o boleto e faz a doação.
De acordo com o chefe regional da Receita Federal de Paranavaí, Agnaldo Sartorelli, a principal vantagem da dedução de parte do Imposto de Renda é que em vez de ir para o Governo Federal, o dinheiro é investido em ações desenvolvidas dentro do próprio município. Com isso, o contribuinte consegue acompanhar a aplicação dos recursos.
Sartorelli estima que as deduções do Imposto de Renda podem chegar a R$ 1 milhão. Mas segundo a secretária de Assistência Social, Marly Bavia, em 2012 foram doados apenas R$ 130 mil. Em toda a cidade, 12 entidades estão aptas para participar da campanha de doação de parte do IR.
ENTIDADES – Além da Associação de Atletas de Paranavaí, podem receber a contribuição a Associação de Amigos da Pastoral da Criança (AAPAC); a Associação Amigos do Handebol de Paranavaí; a Associação Agente da Paz (Agepaz); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e a Associação de Portadores de Doenças Especiais (APDE).
Também estão na lista: Associação de Moradores de Graciosa/Centro da Juventude Graciosa (AMG); Associação Vigilantes Mirins/Guarda Mirim; Centro de Atendimento Especial à Criança e Adolescente (Cecap); Comunidade Católica Emanuel; Grêmio Esportivo e Recreativo DER; e Lar Escola das Meninas/Casa da Criança.
SERVIÇO – Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligando para (44) 3902-1132.