Contribuintes têm até 30 de abril para declarar Imposto de Renda

Se você precisa entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) deve se apressar: o prazo termina no dia 30 de abril. A dica é preencher o formulário o quanto antes, para evitar a correria de última hora. Em escritórios de contabilidade, o sistema de plantões para atender os clientes já começou.
Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí (Sincopar), Devanir Antonio Zanatta disse que a equipe do escritório de contabilidade dele tem trabalhado até mais tarde para fazer as declarações de IR dos clientes. Segundo ele, o número de contribuintes obrigados a fazer a declaração do IR aumentou este ano.
Neste ano, a regra vale para as pessoas que tiveram rendimento tributável acima de R$ 26.816,55 em 2014. Quem perder o prazo ficará sujeito ao pagamento de multa, com valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do valor devido. De acordo com a Receita Federal, mais de 23.500 declarações deverão ser entregues na região de Paranavaí até o fim do prazo.
Zanatta explicou que o imposto pago pelos contribuintes vai direto para os cofres da Receita Federal (RF) e falou sobre a importância de fazer a declaração do IR. “Quem não fizer terá problemas com o CPF”, afirmou. Significa que não poderá, por exemplo, prestar concurso público ou fazer o passaporte.
O presidente do Sincopar informou que todas as empresas precisam entregar aos funcionários o informe de rendimento anual. A partir daí, é responsabilidade do próprio trabalhador buscar formas de preencher o formulário da RF e entregar a declaração do IR.
A orientação é que os contribuintes busquem auxílio de profissionais habilitados. “Muitas pessoas não querem fazer a parte burocrática”, destacou Zanatta. “Nossos clientes têm suporte o ano todo. Outras pessoas só procuram um contador para fazer a declaração do Imposto de Renda”.
Não existe qualquer problema em pedir ajuda para profissionais da área. A prática é comum e evita problemas. “Os contadores são preparados para fazer a declaração”. As chances de cair na malha fina são muito menores para esses contribuintes. “O sistema da Receita Federal é autoexplicativo, mas muitas vezes falta conhecimento às pessoas”, ressaltou Zanatta.
O chefe regional da RF de Paranavaí, Agnaldo Sartorelli disse que alguns gastos anuais podem ser usados para fazer a dedução, entre os quais, plano de saúde, consultas e exames médicos, tratamentos dentários e mensalidades escolares referentes ao ensino regular.
DOAÇÕES – As pessoas obrigadas a declarar o Imposto de Renda podem destinar parte do valor devido a entidades e instituições de assistência social. O dinheiro é aplicado em projetos e ações voltados para a comunidade. Até dezembro do ano passado era possível destinar 6% do total a ser pago. De lá para cá, 3%.