Cooperativa dará “condições dignas” aos catadores, diz prefeito de Alto PR

Na próxima quinta-feira, dia 7, será inaugurada a nova sede da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Alto Paraná (Cooperalto). Somente em equipamentos foram investidos R$ 240 mil. Outros R$ 290 mil foram usados para a compra de um caminhão próprio para coleta do material.
O prefeito Altamiro Pereira Santana (Miro) explicou que 11 pessoas irão trabalhar na cooperativa que contará com uma nova sede, com escritório, refeitório e o barracão para guardar o material separado.
“Com o novo espaço os associados deixarão o ‘lixão’ e passarão a ter condições dignas de trabalho. Além disso a expectativa é de dobrar o rendimento e passarão a contribuir com o INSS”, comentou o prefeito.
A responsável técnica pela Cooperalto, Adélia Picheck, ressaltou que a Cooperativa já nasce sendo um modelo de gestão. “Montamos um plano de negócio conforme a realidade do município. Foi dada ênfase no empoderamento do empreendimento e dos cooperados. O novo galpão conta com licença ambiental e teve a planta aprovada no Corpo de Bombeiros”, comentou Adélia.