Coordenador do Procon de Paranavaí faz orientações sobre direitos e deveres
Hoje é o Dia do Consumidor. Para marcar a data, a equipe do Diário do Noroeste conversou com o coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, que fez algumas orientações no sentido de garantir o cumprimento de direitos e deveres.
Quando decide fazer uma compra, o ideal é que o consumidor pesquise marcas e preços, compare e opte pelo produto que estiver mais acessível de acordo com o orçamento familiar. Verifique, também, valores à vista e a prazo e as condições de pagamento.
Balliana ressaltou que os itens em exposição precisam ter os preços devidamente identificados, para que o cliente não precise perguntar para os vendedores, evitando constrangimentos. A precificação é determinada pela Lei Federal 10.962/04.
O coordenador do Procon falou sobre a importância de pedir a nota fiscal na hora da compra. “É um direito e um dever do consumidor”. O ideal é guardar o documento, para que seja possível efetuar trocas ou pedir assistência técnica, quando for necessário.
Em casos de dúvidas ou em situações em que o cliente sentir que teve os direitos violados, deve procurar apoio do órgão de defesa do consumidor. Em Paranavaí, fica na Rua Antonio Felipe, 917, no centro da cidade.
RENEGOCIAÇÃO – A equipe do Procon de Paranavaí está dedicando esta semana ao cadastramento de pessoas que querem renegociar dívidas. Vale para empresas, prestadoras de serviços, agências bancárias e instituições financeiras.
A iniciativa teve início na segunda-feira (13) e se estenderá até sexta-feira (17). Interessados devem ir à sede do Procon e apresentar documentos pessoais e a papelada que comprove a existência do débito.
Na segunda etapa os estabelecimentos credores serão oficiados sobre a possibilidade de participarem de audiências. A expectativa é que esses encontros sejam realizados em abril, dando a oportunidade de quitação da dívida.
Até o início da tarde de ontem, 11 ofícios tinham sido redigidos. Ao mesmo tempo, muitos consumidores foram até a sede do Procon para tirar dúvidas sobre documentos e procedimentos durante as audiências de renegociação.
SERVIÇO – Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Especificamente para quem vai participar da Semana de Renegociação, os horários vão das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.