Correspondentes bancários agilizam processo de financiamento imobiliário

Conseguir um financiamento para a compra da casa própria está mais fácil. É que a Caixa Econômica Federal está credenciando correspondentes bancários para acelerar todo o trâmite legal, desde a simulação da aquisição do imóvel até a assinatura do contrato. Em Paranavaí, alguns estabelecimentos já estão prestando o serviço, agilizando o processo para quem quer fugir do aluguel.
O sistema automatizado tem garantido vantagens para os compradores. Em vez de esperar entre quatro e seis meses, quem quer financiar um imóvel espera aproximadamente 30 dias para a liberação do crédito. Na Imobiliária Araújo, por exemplo, os primeiros contratos já começaram a ser fechados. “A agilidade está agradando nossos clientes”, disse Aldacir Araújo Chaves, proprietário da empresa.
Isso porque em vez de ir até a agência bancária, onde o fluxo de clientes é muito maior, quem vai financiar o imóvel recebe toda a assessoria na própria imobiliária.
Os correspondentes da Caixa avaliam a casa desejada pelo cliente, calculam quanto poderá ser gasto, de acordo com a renda familiar, providenciam e organizam os documentos necessários para a liberação do crédito, fazem o contrato e registram a escritura em cartório.
Chaves explicou que o atendimento automatizado também garante vantagens para os correspondentes bancários e para a própria Caixa. No primeiro caso, porque o número de clientes tende a aumentar. Em relação ao banco, porque o fluxo de pessoas diminui, otimizando os serviços prestados dentro das agências.
CRÉDITO HABITACIONAL – De acordo com informações da Caixa de Paranavaí, o financiamento habitacional cresceu 30% em 2012, na comparação com o ano anterior. A diferença entre os dois períodos foi de R$ 29.250.000. A previsão para este ano é de crescimento na liberação do crédito imobiliário. Além das taxas reduzidas, a descentralização do processo de financiamento é outro atrativo para os clientes.