Corrida contra o tempo para recadastrar os eleitores em Loanda
Vai até o dia 27 de março o prazo para o esforço de recadastramento biométrico dos eleitores da Comarca de Loanda. Uma corrida contra o tempo para atender o maior número possível de pessoas. Na manhã de ontem ainda estavam 8.999 pessoas para o recadastramento.
Significa que, restando 18 dias de atendimento (14 dias úteis e 4 plantões), a média diária para atingir o total previsto é de quase 500, acima da capacidade de atendimento.
Mesmo com o tempo curto, pouca gente tem procurado. O ideal é antecipar ao máximo, evitando as filas de última hora, aponta a chefe do cartório da 85ª Zona Eleitoral, Ednéia Rodrigues de Almeida.
Ela confirma que para fazer frente à demanda, foram criados os plantões de final de semana nos dias 17 e 18 e 24 e 25 de março, sempre das 13h às 17h.
Importante lembrar que os idosos, cujo voto é facultativo, também precisam fazer o recadastramento. Caso não seja recadastrada, a pessoa estará fora das próximas eleições. Como reforça Ednéia, trata-se de um direito.
Até a manhã de ontem o cartório tinha contabilizado 20.549 recadastramentos, portanto, ainda aquém do objetivo traçado de abranger toda a comunidade.
Além do atendimento regular por ordem de chegada, é possível fazer agendamento através do site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) – www.tre-pr.jus.br.
O atendimento é das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, sem intervalos. Os eleitores deverão apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. O comprovante de residência deve estar no nome do eleitor ou do responsável legal.
CRONOGRAMA – O trabalho para o cadastro biométrico teve início no ano passado, mas a procura vem diminuindo e, com a aproximação do prazo final, houve a decisão da juíza eleitoral Nara Meranca Bueno Pereira Pinto de oportunizar o trabalho diferenciado aos eleitores, iniciado no dia 15 de janeiro.
A Comarca é formada pelos municípios de Porto Rico, Querência do Norte e São Pedro do Paraná, além de Loanda.
Quem não procurar o serviço terá o título de eleitor cancelado. Então, haverá um curto período, entre abril e 7 de maio, para regularizar. Quem não fizer o recadastramento dentro deste prazo final não poderá participar do pleito de 2018.
As eleições deste ano vão escolher o novo presidente da República, além de governadores dos estados, deputados estaduais, federais e dois senadores por unidade da federação.